PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 25 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

25 DE MARÇO DE 2015

Prefeitura inaugura primeiro ambulatório de hemoglobinopatias


Serviço integra a Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Alvorada e foi um pedido encaminhado pelo vereador João Manoel dos Santos (PTB)



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Paulo Ricardo dos Santos (1 de 5) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Paulo Ricardo dos Santos (2 de 5) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Paulo Ricardo dos Santos (3 de 5) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Paulo Ricardo dos Santos (4 de 5) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Paulo Ricardo dos Santos (5 de 5) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Paulo Ricardo dos Santos Salvar imagem em alta resolução


Foi reinaugurada nesta terça-feira (24) a Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Alvorada, localizada na esquina das ruas Caíque Ferreira e Sérgio Cardoso, que inclui um ambulatório especializado em hemoglobinopatias. A introdução deste serviço na rede municipal de saúde é resultado da atuação do vereador João Manoel dos Santos (PTB) em busca do atendimento a pessoas portadores do traço falciforme. 

Em 1998, o parlamentar foi o autor da lei que instituiu o Programa de Aconselhamento Genético e Assistência Integral às Pessoas Portadoras do Traço Falciforme, Doença Falciforme, Talassemias e Hemoglobinopatias na cidade. A partir de 2008, com a consolidação da lei, passou a compor os artigos 61º ao 71º da lei municipal 221, que dispõe sobre as atividades da rede municipal de saúde. 

A inauguração contou com a presença da comunidade e de autoridades, que puderam ver as diversas melhorias da reforma, como a ampliação de salas do almoxarifado, mudanças na sala de lavagem e curativo, melhoria na recepção, construção de novos banheiros adaptados para cadeirantes, ampliação das salas de esterilização e consultórios, além do ambulatório.

Consideradas doenças das células vermelhas, as hemoglobinopatias são genéticas e podem ser diagnosticadas na triagem neonatal – nas primeiras 48 horas de vida –, com o tratamento feito já no segundo mês de vida. A enfermeira responsável pela unidade e especializada em hematologia, Simone Fuzzato, comenta a importância do diagnóstico precoce, “60% dos pacientes tem menos de 30 anos, quanto mais cedo o início do tratamento, melhor podemos evitar as complicações na primeira infância”, completa. 

Para o prefeito Gabriel Ferrato (PSDB), o trabalho do vereador foi importante para a realização da obra. O chefe do Executivo defendeu que a saúde é prioridade neste governo, já que 33% do orçamento municipal é direcionado à área. “Colocamos como prioridade três coisas: saúde, educação e mobilidade urbana, pois é isso que é dirigido diretamente para a população”, completou Ferrato. 

O secretário de Saúde, Pedro Mello, ressaltou a importância do ambulatório, já que os piracicabanos portadores da doença precisavam ir até Campinas em busca de tratamento. “Hoje, Piracicaba ganha uma unidade ampliada e também o ambulatório, que passa a ser referência na região”, comentou o secretario. 

Na ocasião, o vereador João Manoel lembrou a luta da moradora Fátima Santos, que reivindicou a reforma e a construção da farmácia. Também indicação do vereador João Manoel a pedido dos moradores, a farmácia que será anexa à UBS do bairro está com previsão, segundo o secretário de Saúde, Pedro Mello, de sete meses para conclusão. 

O vereador Paulo Campos (PROS) também participou da solenidade de inauguração da UBS Alvorada.



Supervisão:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337


Saúde João Manoel

Notícias relacionadas