PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 28 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

24 DE ABRIL DE 2015

PM propõe a formação de Conseg em Santa Teresinha


Sugestão partiu do comandante da 5ª Cia., capitão Malagutti, em encontro organizado pelo vereador Dirceu Alves da Silva (PROS)



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (1 de 5) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (2 de 5) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (3 de 5) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (4 de 5) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (5 de 5) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 Salvar imagem em alta resolução


O comandante da 5ª Companhia da Polícia Militar, capitão Gilson de Souza Malagutti, apresentou aos moradores da região do bairro Vila Sônia, no Distrito de Santa Teresinha, a proposta de formação do Conselho Comunitários de Segurança (Conseg), com o intuito de ampliar os espaços de discussão sobre o assunto. A proposta surgiu durante encontro do soldado com a comunidade nesta quinta-feira (23) à noite, em uma audiência organizada pelo vereador Dirceu Alves da Silva (PROS). 

“Já é a segunda vez que os moradores se reúnem com autoridades policiais. Na primeira reunião, no mês passado, foram apresentadas algumas demandas para o trabalho da PM e, agora, além da avaliação do que foi realizado até, também haverá novos pedidos da comunidade”, disse o vereador Dirceu Alves. Ele lembra que, com a desativação do distrito policial e da demolição do posto da Guarda Civil Municipal (GCM) naquela região, a população se sentiu insegura quanto à atuação efetivo no bairro. 

O capitão Malagutti destacou algumas ações da PM no bairro, como visitas comunitárias e visitas pós-trauma, quando um soldado conversa com uma vítima com o intuito de buscar informações. Mas, de acordo com o representante da PM no bairro, para melhorar este trabalho de atuação da polícia é importante a formação de um Conseg, “pelo qual se cria um fórum de debates, formação de propostas e de diálogo direto com as autoridades, não apenas locais, mas também do Estado”, disse. 

Vinculada à Secretaria de Estado de Segurança Pública, por intermédio da Coordenadoria Estadual dos Conselhos Comunitários de Segurança, o Conseg é um grupo de pessoas que se reúnem para discutir, analisar, planejar e acompanhar a solução dos problemas comunitários, além de ter a prerrogativa de desenvolver campanhas educativas e estreitar laços de entendimento e cooperação entre as lideranças. 

Dentro da 5ª Cia./PM, já existe em funcionamento o Conseg da Nova Piracicaba, “agora, pretendemos ampliar a nossa atuação também para esta região do bairro Vila Sônia e Distrito de Santa Teresinha”. O capitão Malagutti lembra que já existe uma lista de membros-voluntários e que, em reuniões com a população, procura passar os detalhes de como funciona. “O importante do Conseg é que ele cria mecanismos de estabelecer encontros periódicos e também de transparência para o trabalho da policia.” 

O presidente da Associação dos Moradores do bairro Vila Sônia, André Fábio de Oliveira, destacou a importância da presença da polícia no bairro. “Nesta conversa direta, a gente consegue ter maior clareza sobre o que precisamos e o que eles realmente podem fazer, melhora tanto o trabalho deles, quanto a qualidade das nossas demandas”, disse o líder comunitário.

Para o vereador Dirceu Alves da Silva (PROS), a presença da PM no bairro Vila Sônia já tem demonstrado alguns efeitos positivos e que, em reuniões como desta noite, “conseguimos ver isso de maneira mais clara”. O legislador também lembra que estes encontros facilitam a apresentação das demandas, “que acontecem de forma mais ordenada e organizada”, concluiu.



Texto:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337


Segurança Dirceu Alves

Notícias relacionadas