PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 29 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

14 DE SETEMBRO DE 2018

Piracicabano de 14 anos recebe certificado de Skatista do Ano


Homenagem do vereador Paulo Henrique Paranhos Ribeiro foi entregue nesta quinta-feira



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (1 de 2) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (2 de 2) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução


Desde os sete anos, Lucas Pinheiro de Oliveira é adepto de um esporte radical que, inicialmente, não era visto com bons olhos pela mãe, Ketly Cristina Pinheiro. Hoje com 14 anos, o garoto é motivo de orgulho da família e coleciona várias vitórias no skate. Ele foi o escolhido pelo vereador Paulo Henrique Paranhos Ribeiro (PRB) para receber o certificado de Skatista do Ano.

A influência veio do tio, Wesley, praticante de skate, mas Lucas reconhece que inicialmente começou a arriscar as primeiras manobras escondido da mãe. "Ela nunca me deu o skate, o primeiro eu ganhei de um menino que percebeu que eu andava bem", diz ele, que antes recorria ao empréstimo de conhecidos. "No começo, a minha mãe até escondia o skate", conta, ao que a mãe completa: "tinha muito preconceito, achava que era coisa de gente desocupada".

No Brasil, Lucas tem se destacado nas competições do Circuito Paulista: na primeira etapa, em Osasco, garantiu o terceiro lugar; na segunda etapa, em Limeira, o segundo lugar; e na quarta etapa, em Diadema, a quarta colocação. Agora, ele se prepara para a quinta etapa, no dia 28 de setembro, quando os três melhores garantirão uma vaga como representante do Estado de São Paulo no Circuito Brasileiro, em Carvalho (SP). "Caso eu consiga o primeiro lugar no Circuito Brasileiro, tenho a chance de conquistar uma vaga para as Olimpíadas", conta, empolgado, Lucas.

Dos prêmios internacionais, Lucas conquistou o primeiro lugar no Grind for Life, em Los Angeles, Califórnia, e o quarto lugar no 2018 Valentine’s Day Massacre Coverage, em Tampa, na Flórida. "Gostei muito de conhecer outras culturas e estou cada vez mais empolgado para participar dos campeonatos internacionais", comenta ele.

Para dar conta das competições, a rotina é rígida, sempre monitorada de perto pela família, que faz questão que ele tenha primeiro um bom desempenho escolar e que também se aprimore em um segundo idioma, o inglês. A própria mãe lhe ajudou a elaborar um cardápio adequado para que tenha energia com o esporte. Além disso, são pelo menos quatro horas dedicadas diariamente ao skate e à ginástica funcional, respeitando os limites de sua idade.

Orgulhosa, Ketly demorou aproximadamente três anos para acompanhar o filho em um campeonato, em Rio das Pedras. "Quando vi toda a organização do evento, fiquei extremanente encantada. Desde então, estou em todos os campeonatos ao lado dele", conta a mãe, que esteve na Cãmara acompanhada da irmã de Lucas, Camilhy Pinheiro, de oito anos.

O certificado de Skatista do Ano foi instituído na Câmara a partir do decreto legislativo 10/2014, do vereador Paulo Henrique, que também desenvolve na cidade as campanhas Todos contra a pedofilia e Craque Sim, Crack não. Uma das frentes de abordagem tem sido com os praticantes de skate, mas o parlamentar também centra as ações em outros esportes, como o vôlei, o basquete e o futebol. "Por meio do esporte, conseguimos tirar crianças e adolescentes das drogas", disse ele, ao enaltecer ainda a família de Lucas por incetivá-lo na prática do skate.



Texto:  Rodrigo Alves - MTB 42.583


Homenagem Paulo Henrique

Notícias relacionadas