PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 25 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

22 DE AGOSTO DE 2014

Pesquisadores de documentário sobre o XV receberão moção


Moção de aplausos é de autoria do vereador Laercio Trevisan Jr.



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Produção audiovisual traz depoimentos de torcedores e atletas que passaram pelo time



Antonio Rodrigues, João Luis Almeida e Rui Kleiner, pesquisadores do documentário Nhô Quim, o Caipira Centenário, serão homenageados com a moção de aplausos 164/2014, de autoria do vereador Laercio Trevisan Jr. (PR), aprovada na reunião ordinária desta quinta-feira (21).

O documentário conta a trajetória do time de futebol XV de Piracicaba, conhecido na cidade como “Nhô Quim” (nome de seu símbolo, um caipira de botas e chapéu de palha), em seu centenário. O ‘apelido’ destaca o orgulho de ser caipira, sentimento que o clube desperta na população por conta de sua resistência.

Por meio da moção de aplausos, o vereador homenageia os pesquisadores do projeto lançado em 12 de agosto no teatro do Sesc, que reuniu mais de 20 horas de gravação, editadas para 80 minutos. Trevisan sugere o envio de cópias da moção aos demais colaboradores da iniciativa.

Nhô Quim, o Caipira Centenário traz histórias desde 1913, quando o time foi criado, até os dias atuais.O roteiro ainda inclui 21 entrevistados, depoimentos de torcedores que contam da emoção transmitida pelo time. Há também uma parte ficcional, encenada numa barbearia, local tradicional de “causos” e encontros ligados à história do XV. E o cantor Craveiro (da dupla Craveiro e Cravinho) e Ulisses Michi emprestaram suas vozes para dois narradores fictícios. 

“É um filme de memória, de rever o passado, reconhecê-lo. Ou, para quem nem sabia de nada, conhecer o time alvinegro do interior paulista famoso no Brasil inteiro”, define a diretora do documentário, Bruna Epiphanio, da Filó Comunicação.

 



Texto:  Juliana Goulart
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583


Legislativo Laércio Trevisan Jr

Notícias relacionadas