PIRACICABA, TERÇA-FEIRA, 16 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

17 DE AGOSTO DE 2017

Pelotão Ambiental recebe moção pelos 25 anos de atividades


Vereador Pedro Kawai enalteceu ações promovidas pela corporação



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (1 de 6) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (2 de 6) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (3 de 6) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (4 de 6) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (5 de 6) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (6 de 6) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução





O Pelotão Ambiental da Guarda Civil de Piracicaba, criado pelo decreto municipal 5677/1992 para fiscalizar a degradação do meio ambiente, foi destaque da moção de aplausos entregue pelo vereador Pedro Kawai (PSDB) na sessão ordinária desta quinta-feira (17/08).

O grupamento trabalha em parceria com a Sedema (Secretaria Municipal de Meio Ambiente) no cumprimento de leis e medidas administrativas. Tendo como base as normas da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), secretarias municipais de Obras, Finanças, Trabalho e Renda, do Instituto de Planejamento de Piracicaba (Ipplap) e Polícia Militar Ambiental, a equipe, formada por 26 guardas civis, executa cerca de 470 fiscalizações ao mês.

Os chamados para averiguar perturbações de sossego público, invasão de área verde, podas e supressão de árvores (retiradas), injuria de árvores, envenenamento, lixo e resíduos em área pública, fiscalização de ambulantes, criação de galinha em área urbana, apreensão de animais de grande porte, maus tratos, fiscalização de trailer e muitas outras solicitações.

A sede do Pelotão Ambiental fica na rua Santa Catarina, 1221, no bairro Bosques do Água Branca. O local possui espaço físico de 7600 metros quadrados de área verde. O curral localizado na rua Alberto Coral, 1500, no bairro Vila Fátima também é de responsabilidade da equipe. No local existem recolhidos 16 animais que sofreram maus tratos ou foram abandonados. São equinos e bovinos cuidados e alimentados por cinco funcionários.

Segundo o vereador autor, o leque de atuação do Pelotão é "gigantesco", assim como a preocupação com a população da cidade. "A gente sabe o quanto é difícil atender a questão dos maus-tratos, cuidar e resgatar os animais que não têm voz", disse. Kawai ainda destacou o esforço pelo atendimento às secretarias municipais, com competência e agilidade.

Em agradecimento ao reconhecimento, a coronel Lucineide Aparecida Maciel Corrêa, comandante de Guarda Civil Municipal de Piracicaba, disse da honra de receber a homenagem. Segundo ela, o Pelotão Ambiental foi um dos primeiros do Brasil a ter o poder de polícia, de autuar e fiscalizar as ações, mesmo antes da Lei dos Crimes Ambientais, de 1996. "Piracicaba sempre à frente", destacou ela, que esteve na Casa acompanhada do subinspetor José Antônio Mendes Matos.



Texto:  Valéria Rodrigues - MTB 23.343
Imagens de TV:  TV Câmara


Homenagem Pedro Kawai

Notícias relacionadas