PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 29 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

28 DE JULHO DE 2015

Pedro Kawai se reúne com irmãs no mosteiro das Carmelitas


Vereador esteve no local acompanhado da secretaria municipal de Desenvolvimento Social, Eliete Nunes



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Assessoria parlamentar Salvar imagem em alta resolução


Na segunda-feira (27) o vereador Pedro Kawai (PSDB), acompanhado da secretária Municipal de Desenvolvimento Social Eliete Nunes, se reuniu com a madre Maria de São José e a irmã Maria do Santinho do Coração de Jesus no mosteiro das Carmelitas para discutir a denominação do CAOF (Centro de Artes e Ofícios) do bairro Jardim Oriente, que deve receber o nome da Madre Ana de Jesus - Irene de Medeiros. 

Irene de Medeiros, mais conhecida como Madre Ana de Jesus, nasceu em 28 de agosto de 1.911 na Fazenda Ipê, em Niuaque (MS). Filha de Garibaldi Medeiros e Maximira Nogueira Medeiros, aos três anos de idade perdeu a mãe no trabalho de parto, quando esta deu a luz ao segundo filho, que veio a se chamar Maximiro. 

Aos 22 anos, despediu-se de tudo, renunciando a qualquer tipo de glória, se tornando religiosa carmelita descalça no Carmelo de Santa Teresa em São Paulo, onde recebeu formação Teresina, tanto da parte da comunidade de Carmelo de São Paulo, como dos confessores Carmelitas Descalços: Frei Venâncio de São Luis Gonzaga, Frei Antonio e Frei Jeronimo de São José. 

No mosteiro, a grande capacidade intelectual, moral e religiosa foi notada e, desde cedo, lhe foram confiados ofícios que desempenhava a contento de todas. Recém-fundado o Carmelo de Piracicaba, foi designada para assumir como priora. Saiu do Mosteiro de São Paulo com mais três religiosas, em 13 de julho de 1.952, rumo a Piracicaba, onde lhe esperava grande campo de trabalhos, com enorme escassez de recursos. 

A Madre Ana de Jesus sempre foi apaixonada amante da Ordem, amor este que soube legar às irmãs do mosteiro. Sem sombra de dúvidas, Madre Ana de Jesus pode ser nomeada ao lado das grandes figuras do Carmelo Brasileiro. A votação para a denominação acontecerá na próxima semana. Com obras em andamento, o CAOF (Centro de Artes e Ofícios) tem a finalidade de oferecer à população atividades que proporcionem desenvolvimento de habilidades e a possibilidade de geração de renda.



Texto:  Assessoria parlamentar
Revisão:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337


Legislativo Pedro Kawai

Notícias relacionadas