PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 19 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

17 DE JULHO DE 2014

Pedro Kawai participa de encontro com pacientes ostomizados


Vereador esteve na Santa Casa nesta quarta-feira (16) quando foram iniciadas reuniões mensais com psicólogos, enfermeiros e nutricionistas



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Assessoria parlamentar (1 de 3) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (2 de 3) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (3 de 3) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar Salvar imagem em alta resolução


Autor de projetos de lei voltados à melhoria da qualidade de vida de pessoas ostomizadas, o vereador Pedro Kawai (PSDB) participou nesta quarta-feira (16) da primeira reunião entre enfermeiros, nutricionistas, psicólogos e pacientes, realizada na área de lazer da Santa Casa de Misericórdia de Piracicaba. O encontro é uma iniciativa que envolve, além da direção do hospital, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Associação Piracicabana de Ostomizados (APO) e Centro do Câncer Santa Casa de Piracicaba (Cecan). 

“Este grupo foi criado para propiciar momento de troca de experiências e informações, onde tanto profissionais aprendem mais a cuidar dos pacientes quanto os próprios ostomizados entram em contato com novidades para o tratamento”, explica Kawai. Ele foi convidado a participar do encontro porque, desde que assumiu o Mandato, em janeiro de 2013, aprovou leis favoráveis à qualidade de vida destas pessoas, como a criação da carteira de identificação e a inclusão dos ostomizados entre preferenciais em filas. 

A ostomia é um procedimento cirúrgico que consiste na abertura de um órgão (tubo digestivo, aparelho respiratório, urinário, entre outros) para manter comunicação com o meio externo. A introdução de uma bolsa de colostomia (para recolhimento de fezes, algo comum nestes pacientes) cria diversas demandas específicas, as quais são tratadas em reuniões mensais na Santa Casa. Já estão agendados encontros, que são gratuitos e abertos a interessados, em 13 de Agosto, 10 de Setembro, 8 de Outubro, 12 de Novembro e 3 de Dezembro. 

Mais informações a respeito da ostomia podem ser obtidas direto no gabinete do vereador Pedro Kawai (PSDB) pelos telefones 3403-6507 3403-6508.



Texto:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337


Legislativo Pedro Kawai

Notícias relacionadas