PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 19 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

05 DE AGOSTO DE 2013

Pedro kawai participa da abertura da exposição Hiroshima e Nagasaki: um agosto para nunca esquecer


O vereador Pedro Kawai (PSDB) participou na noite de sexta-feira (02/08) da abertura da exposição itinerante “Hiroshima e Nagasaki: um agosto para nunca esquecer!, (...)



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Emerson Pigosso - MTB 36.356 (1 de 2) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Emerson Pigosso - MTB 36.356 (2 de 2) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Emerson Pigosso - MTB 36.356 Salvar imagem em alta resolução


O vereador Pedro Kawai (PSDB) participou na noite de sexta-feira (02/08) da abertura da exposição itinerante “Hiroshima e Nagasaki: um agosto para nunca esquecer!, na séde da Associação Paulista de Medicina-Regional Piracicaba. A exposição pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h30 e aos sábados, das 8h às 12h, até o dia 31 de agosto.

 

A mostra que é direcionada especialmente aos jovens, com o intuito de promover uma ação educativa pela paz entre os povos e provocar reflexões sobre esse trágico momento da história é composta de 30 pôsteres, com imagens e textos informativos, e DVDs que reúnem testemunhos, animações e documentários sobre os sobreviventes de Hiroshima e Nagasaki, cidades atingidas pelas bombas atômicas entre os dias 6 e 9 de agosto de 1945.

 

De acordo com o curador da exposição, o médico Ruy Tanigawa, primeiro secretário da APM São Paulo, as fotos vieram do Japão, por intermédio da Associação Médica de Hiroshima. A exposição foi inaugurada na séde da APM, na capital paulista, está percorrendo diversas regionais da APM e outras instituições de saúde.

 

O responsável pela vinda da mostra para Piracicaba foi  Rodrigo Rivas Dias dos Reis, diretor Cultural da APM e pesquisador sobre histórias de guerra, que falou um pouco sobre as guerras e os efeitos das bombas lançadas em Hiroshima e Nagasaki para os japoneses.

 

De acordo com o presidente da APM - Regional Piracicaba, o grande interesse que a mostra despertou nas cidades onde foi realizada fez com que solicitássemos  a inclusão da  regional de Piracicaba na lista das cidades que irão receber a exposição. 

 

“Resolvemos trazer a mostra para Piracicaba, pelo sucesso que tem sido em outras cidades e por entendemos que uma associação médica tem a missão de apresentar esse tipo de material, difundir até que ponto pode chegar o sofrimento humano, justamente na tentativa de disseminar conceitos de paz, na esperança de que isso nunca mais volte a acontecer”, disse Gaiotto.

 

Emocionado, o vereador Pedro Kawai agradeceu e parabenizou  o doutor Ricardo Tedeschi Matos, por tê-lo incentivado a participar da exposição, falou da dor, tristeza e sofrimento que o episódio causou em tantas pessoas e que o momento agora é de reflexão.

 

Ele ressaltou também o caráter histórico e pedagógico da mostra e a expectativa da participação dos estudantes da região, tendo em vista que neste mês fazem  68 anos do lamentável episódio. A exposição pode ser  visitada por grupos de alunos do ensino médio e universitários. Eles participarão de uma contextualização histórica e da proposta de feitura dos “tsurus”, pássaros de origami (técnica de dobradura em papel), que incentivam a paz. Os alunos também irão assistir a vídeos sobre o bombardeiro e suas conseqüências.

 

Na sexta-feira, na abertura da exposição, o médico Rodrigo Reis, diretor cultural da APM Piracicaba, fará uma palestra sobre as armas atômicas usadas e suas conseqüências. No sábado, dia 3, às 11h será exibido na séde da APM o documentário Hiroshima, da BBC.

 

Bombardeios

 

Hiroshima foi o alvo principal da primeira missão de ataque nuclear dos EUA,  por meio da ação militar da Força Aérea, sob ordens do presidente norte-americano Harry S. Truman. No dia 06 de agosto de 1945, o B-29 Enola Gay, nome da mãe do piloto, Coronel Paul Tibbets decolou da base aérea de Tinian no Pacífico Oeste, a aproximadamente 6 horas de voo do Japão.

 

A bomba chamada de “Little Boy” possuía 60 kg de urânio, ao ser jogada, detonou a 576 metros de altura. Levou 43 segundos para cair, e automaticamente, os gatilhos de tempo e barométrico acionaram o detonador que disparou um projétil de urânio que iniciou uma reação em cadeia.

 

Três dias depois, a bomba “Fat Man” foi lançada em  Nagasaki, pela tripulação do avião dos EUA B-29 Superfortress, batizado de Bockscar, pilotado pelo Major Charles W. Sweeney. Comporta de plutônio, a bomba iria ser lançada sobre a cidade de Kokura, mas devido a falta de visibilidade, o avião mudou a trajetória rumo a Nagasaki. Por falta de combustível e baixa visibilidade sobre Nagasaki, a bomba foi lançada no alvo errado, em meio de um vale e  explodiu a 600 metros de altura no intuito de maximizar os danos.

 

A duas bombas foram as únicas armas nucleares utilizadas de fato numa guerra. Estima-se que cerca de 140.000 pessoas morreram em Hiroshima e 80.000 em Nagasaki, além das mortes ocorridas posteriormente aos ataques em decorrência da exposição radioativa.

 

A maioria dos mortos era composta por civis, mulheres, idosos e crianças, pessoas que não estavam combatendo na guerra. As bombas atômicas forçaram a rendição das tropas do Império do Japão em 15 de agosto de 1945. Em 2 de setembro do mesmo ano foi assinado o armistício oficial e o fim da II Guerra Mundial.

 

As bombas foram resultado do Projeto Manhattan, um trabalho planejado pelos EUA em parceria com o Reino Unido e o Canadá. O propósito inicial era ter uma bomba contra a Alemanha Nazista.

O primeiro dispositivo nuclear foi testado em 16 de julho de 1945, em Los Alamos, estado no Novo México. A escolha de Hiroshima e Nagasaki foi feita a partir de análises e interesses militares, essas duas cidades japonesas eram regiões mais avançadas industrialmente no Japão.

 

Inicialmente, além de Hiroshima e Nagasaki, as cidades de Kyoto e Kokura também foram referidas como possíveis alvos. O Conselho de Alvos (Target Committee) buscou uma região que não fosse militar.

 

A cidade de Kyoto foi excluída por ser habitada por intelectuais e pela sua importância cultural e religiosa. No fim da Segunda Guerra Mundial, a Alemanha e Itália, países aliados do Japão, já haviam se rendido e o Japão estava prestes a se render, mas como ainda apresentava resistências, os EUA resolveram antecipar o final da guerra pelo uso das duas bombas atômicas e mostrar seu forte poderio militar.

 

 

 

SERVIÇO

 

Exposição itinerante “Hiroshima e Nagasaki: um agosto para nunca esquecer!,

Local: Associação Paulista de Medicina – Regional de Piracicaba

Avenida: Centenário, 546 - Piracicaba/SP

Visitação: de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h30 e aos sábados, das 8h às 12h

 

 

 

 

 

Patrícia Moraes Sant’Ana _ MTb: 24.154

Foto: Emerson Pigosso_ MTb: 36.356



Texto:  Patrícia Moraes Sant'Ana - MTB 24.154


Exposição Pedro Kawai

Notícias relacionadas