PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 19 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

04 DE AGOSTO DE 2017

Pedro Kawai destaca atuação de associação de ostomizados


Vereador usou a tribuna da Câmara de Vereadores de Piracicaba durante a reunião ordinária desta quinta-feira (3)



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução





O vereador Pedro Kawai (PSDB) enalteceu a atuação da Associação Piracicabana dos Ostomizados, que nesta semana comemorou quatro anos de fundação. Ao usar a tribuna da Câmara de Vereadores de Piracicaba durante a 40a reunião ordinária, na quinta-feira (3), o parlamentar lembrou das conquistas neste período, como a lei para adaptação dos banheiros, a criação da carteirinha do ostomizado e 2% de vagas reservados a este público. 

“Quando tomei posse na Câmara, em 2013, eu não sabia o que era uma pessoa ostomizada e, hoje, com a atuação da associação, existe maior conhecimento sobre os desafios e as dificuldades de quem utiliza a ‘bolsinha’”, destaca o vereador. O paciente ostomizado passa por uma intervenção cirúrgica para fazer no corpo uma abertura para saída de fezes ou urina, e, para isso, ele utiliza uma bolsa auxiliar. 

Pedro Kawai também destacou a lei, mais recente, sobre a colocação dos ostomizados nas placas de sinalização para pessoas com deficiência. “Então, além do idoso, da gestante, da criança no colo, também haverá agora a pessoa ostomizada, o que contribuirá para esclarecer à população a necessidade de atendimento e este público”, disse Kawai.



Texto:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337
Imagens de TV:  TV Câmara


Legislativo Pedro Kawai

Notícias relacionadas