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12 DE DEZEMBRO DE 2018

Pedro Kawai congratula-se com professores e alunos da Escola Manassés


O parlamentar participou da "Culminância", apresentação de trabalhos desenvolvidos ao longo do semestre, além de contemplar as professoras Valquiria e Cristiane



EM PIRACICABA (SP)  

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Pedro Kawai congratula-se com professores e alunos da Escola Manassés

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Pedro Kawai

Pedro Kawai
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Valquiria Hillbruner

Valquiria Hillbruner
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Pedro Kawai congratula-se com professores e alunos da Escola Manassés



Alunos da Escola Estadual Professor Manassés Ephrain Pereira, do bairro Monte Líbano, mais uma vez mostraram todo o seu protagonismo na apresentação da "Culminância", quando apresentam trabalhos desenvolvidos ao longo do semestre, com foco nos clubes juvenis e nas disciplinas eletivas que integram o PEI (Programa de Escola Integral), da Secretaria Estadual de Educação. 
 
O evento deste ano contou com a participação do primeiro secretário da Câmara de Vereadores de Piracicaba, Pedro Kawai (PSDB), que integrou a formação da mesa de honra em ato solene que abriu a sequencia das apresentações, na manhã desta quarta-feira (12), em atividades desenvolvidas no pátio da escola. 
 
Na oportunidade, o parlamentar destacou a importância da Manassés também envolver o entorno da comunidade escolar, em relevante atuação dos alunos no despertar da conscientização sobre questões fundamentais para a sociedade contemporânea, no tocante à preservação ambiental e humanitária, o que contribuirá para forjar o caráter das futuras gerações. 
 
Pedro Kawai também fez a entrega oficial do requerimento 638/2018, de sua autoria, em que a Câmara de Vereadores de Piracicaba concede votos de congratulações às professoras Valquiria Hillbruner (ciências humanas) e Cristiane Oliveira Cezar (ciência da natureza), pelo Plano da Disciplina Eletiva "Desvendando o Bairro Monte Líbano III".
 
Projeto
 
Inicialmente, o projeto da disciplina Eletiva tinha o objetivo de reconhecer o espaço em que os alunos da comunidade estavam inseridos, para que, juntos, pudessem catalogar, através de pesquisas de campo e da observação, aspectos positivos e negativos do bairro. Ao estudar os espaços da localidade, foi possível identificar as relações entre os moradores e as transformações que ocorreram ao longo do tempo, como a instalação de Ecoponto e placas informativas sobre proibição de jogar lixo e entulho. 
 
Além de outras ações educativas, que o projeto trouxe à tona, como o resgate histórico do patrono da Escola "Manassés Pereira", levantamento histórico de onde a escola está inserida, utilização de fibras de papel e papelão descartados como cobertura no combate de ervas daninhas em horta tocada pelos próprios alunos, e a implantação do projeto Comida Saudável, no preparo de grandes refeições com pequenos alimentos. 
 
O projeto também contemplou a realização de passeios e eventos fora do universo escolar, a exemplo de visita à comunidade Pantanal, na Empresa Águas do Mirante, participação no evento Rap do 3R's, Filipira, na rua do Porto, participação em plantio de árvores, campanha de retirada de 500 pneus descartados no leito do rio Piracicaba e visita ao Horto Florestal de Tupi.
 
A participação diferenciada dos alunos da Manassés também repercutiu na premiação das escolas vencedoras, onde tiveram a oportunidade de viagem pedagógica ao Núcleo Pincinguaba, do Parque Estadual da Serra do Mar, em Ubatuba-SP, na realização do "Dia EducaTrilha na Escola", em atividades lúdico-educativas. 
 
Na entrega do requerimento de congratulações às professoras, Valquiria Hillbruner e Cristiane Oliveira, o vereador Pedro Kawai também parabenizou a diretora Cláudia Roccia Zanão e a coordenadora pedagógica Elizete Lourenço. 
 
O parlamentar também foi recebido pelo Grupo de Acolhida, integrado pelas alunas: Lívia Pineiro, Daniele Gomes, Isabelle Cristine e Aline Heloisa. 
 
CONGRATULAÇÕES - nas considerações do requerimento, o destaque é que a as professoras Valquiria Hillbruner e Cristiane Oliveira são contemplados pelo Plano da Disciplina Eletiva “Desvendando o Bairro Monte Líbano III”.
 
O plano da disciplina quer mostrar que a urbanização é um conjunto de processos coordenados pela ação do homem, em especial com o objetivo de entender como a cidade se produz e se reproduz. Mostrar que os espaços urbanos são facilmente reconhecíveis na paisagem, porém cada um apresenta suas especificidades, particularidades e singularidades.
 
Isso inclui que as pessoas se inserem e estão nesse espaço assim, é preciso fazer uma volta no tempo e na história para tentar compreender as nossas formas de morar, viver e habitar, conhecer a infraestrutura e a sustentabilidade para projetar ideias sobre a cidade ideal. Neste semestre o foco será a qualidade e preservação da água.
 
As disciplinas/áreas do conhecimento envolvidas são: Ciências, Geografia, Língua Portuguesa e História. Compreender o processo de urbanização, o desenvolvimento, as cidades e o papel do homem neste processo pois ele vem modificando e degradando todo o ambiente ao seu redor. Rios e outras fontes de água contaminadas, ar poluído, lixões a céu aberto e desmatamentos são só alguns exemplos do “progresso” do homem moderno.
 
O problema é que todas essas práticas também resultam em doenças, inundações, desmoronamentos e até morte. Ou seja, a sociedade está arcando com as consequências de sua política predatória exercida ao longo do tempo. Nessa relação de causa e efeito fica claro que a inserção e o incentivo às ações sustentáveis nas cidades é fundamental para se ter uma qualidade de vida melhor. O Aluno devera reconhecer o seu papel na sociedade como agente de transformação.
 
O objetivo do projeto é desenvolver atividades com conteúdo interdisciplinares relacionados à história da urbanização, percepção ambiental e sustentabilidade. E as habilidades e competências envolvidas, são: Construir e aplicar conceitos sobre o processo de urbanização, à evolução da população humana e a relação complexa entre populações e espaço geográfico. 
 
Impactos do desenvolvimento econômico e suas consequências sobre o processo de urbanização. Descrever elementos constitutivos de uma paisagem. Mobilizar a participação democrática na resolução de desafios comuns; integrar os conhecimentos na busca de uma compreensão mais complexa do mundo e seus processos; desenvolver habilidades e valores relacionados a uma escola e sociedade mais sustentáveis.
 
Interpretar o mapa segundo os elementos que o compõem linguagem. Interpretar e produzir textos simples acerca das transformações observáveis no tempo e no espaço. Comparar e diferenciar mapas e imagens de satélites. Analisar os impactos produzidos pela ação humana no modelado do relevo. Identificar, em registros histórico-geográficos, as diferentes formas de organização político-administrativa. Analisar, de forma qualitativa ou quantitativa, situações-problema referentes à poluição da água, identificando fonte, transporte e destino dos poluentes e reconhecendo suas transformações e efeitos ambientais. Produzir textos informativos.
 
A metodologia considerada abrange: aulas expositivas, dialogadas, com uso de recursos audiovisuais. Debates. Vídeos. Trabalho de campo e Teatro. E a avaliação acontece em qualquer momento do processo educativo, de forma contínua e diagnóstica; com a intenção primordial de rever a própria prática docente criando novas possibilidades para estimular os alunos a desenvolverem-se suas potencialidades levando em conta, principalmente, os avanços individuais dentro da coletividade e a participação no desenvolvimento de todas as atividades (de acordo com as peculiaridades de cada aluno) no decorrer da eletiva.
 


Texto:  Martim Vieira - MTB 21.939


Homenagem Pedro Kawai

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