PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 25 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

06 DE OUTUBRO DE 2015

Pedro Cruz abre Semana Municipal do Fanzine


O evento acontece nesta terça-feira (6), às 19h30, na Unimep



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Decreto legislativo de autoria de Pedro Cruz instituiu o Dia Municipal do Fanzine



Com o objetivo de comemorar os 50 anos do primeiro fanzine nacional, tem início nesta terça-feira (6), às 19h30, na Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba), a Semana Municipal do Fanzine, com a mesa-redonda Fanzine – Um mundo de muitas histórias e quadrinhos. No Brasil, o fanzine foi criado em 12 de outubro de 1965, pelo piracicabano Edson Rontani. A semana é realizada para comemorar o Dia Municipal do Fanzine – Edson Rontani, instituído pelo projeto de decreto legislativo 57/2014, do vereador Pedro Cruz (PSDB), comemorado todo dia 12 de outubro.

Com o apoio da Faculdade de Comunicação e Informática da Unimep, a mesa-redonda contará com a mediação do presidente do Salão Universitário de Humor, Camilo Riani, e a participação de quatro profissionais da comunicação, o coordenador da Semana, Edson Rontani Júnior, os ilustradores Érico San Juan e Rafael de Latorre, e o professor dos cursos de graduação de artes e coordenador do curso de pós-graduação da FIG – Unimesp, Gazy Andraus.

“O fanzine é referência mundial na comunicação autoral, principalmente por ter traçado um histórico dos quadrinhos do Brasil na primeira metade do século passado, é reverenciado nos principais centros acadêmicos de comunicação europeus”, defende Cruz. Rontani Junior, filho do criador do primeiro fanzine nacional, falará sobre o pioneirismo do fanzine e explicará o contexto histórico desta forma de comunicação. San Juan e Latorre vão apresentar seus pontos de vista sobre o fanzine como arte autoral.



Texto:  Assessoria parlamentar
Revisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583


Legislativo Pedro Cruz

Notícias relacionadas