PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 25 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

04 DE DEZEMBRO DE 2018

PDL institui participação da Câmara na campanha Setembro Amarelo


De autoria do vereador Lair Braga, propositura autoriza atuação em ações de prevenção ao suicídio



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução


Por meio do projeto de decreto legislativo 56/2018, de autoria do vereador Lair Braga (SD), a Câmara de Vereadores de Piracicaba fica autorizada a participar da campanha “Setembro Amarelo”, mês de prevenção ao suicídio. A propositura foi aprovada na reunião ordinária desta segunda-feira (3).

Em parceria com o CAPHIV (Centro de Apoio aos Portadores do Vírus HIV/Aids e Hepatites Virais), a campanha de conscientização, prevenção e tratamento aos transtornos suicidas será realizada anualmente no mês de setembro, em alusão ao Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, comemorado em 10 de setembro.

O documento assinado por Lair Braga ressalta que o suicídio tem como causa mais comum transtornos mentais e psicológicos como depressão, esquizofrenia, transtorno bipolar, alcoolismo e abuso de drogas. “O Estado tem papel relevante para o tratamento desse transtorno, identificando possíveis sintomas, acompanhando e oferecendo possibilidades de recuperação”, argumenta.

A propositura também traz dados de um estudo realizado pela OMS (Organização Mundial de Saúde), que informa que 804 mil pessoas cometem suicídio por ano, uma taxa de 11,4 mortes para cada grupo de 100 mil habitantes. O estudo ainda aponta que 75% dos casos envolvem pessoas de países com renda considerada baixa ou média.

O Brasil é o oitavo país em número de suicídios, com 11.821 mortes registradas em 2012. Em Piracicaba, foram registradas 11 tentativas de suicídio e sete mortes nos últimos 12 meses. 



Texto:  Débora Bontorim Saia


Legislativo Lair Braga

Notícias relacionadas