PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 18 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

16 DE FEVEREIRO DE 2017

Paulo Henrique apela à Prefeitura por doses de vitamina D a idosos


Suplementação de vitamina D a idosos que estão no Lar dos Velhinhos reduziria riscos de quedas e traumas, dizem médicos que prestam serviço à entidade.



EM PIRACICABA (SP)  

Salvar imagem em alta resolução


Em reunião marcada para a tarde da próxima segunda-feira (20), o vereador Paulo Henrique Paranhos Ribeiro (PRB) fará um apelo ao secretário municipal de Saúde, Esportes, Lazer e Atividades Motoras, Pedro de Mello, para que a Prefeitura forneça suplementação de vitamina D aos idosos do Lar dos Velhinhos de Piracicaba.

Em carta, os médicos César Calil Abrão Furlan, José Roberto Canola e Mariana Kairalla, que prestam serviços à entidade e buscaram a ajuda de Paulo Henrique, citam a importância da reposição de vitamina D como forma de prevenção a quedas e traumas, já que a deficiência desse componente no organismo atinge pelo menos 40% da população nessa faixa etária.

Testes controlados têm demonstrado, destacam os médicos, "redução significativa de 40% no risco de quedas por fraturas patológicas secundárias e osteoporose em idosos institucionalizados [ou seja, internados em casas de acolhimento] que recebiam suplementação de vitamina D quando comparados àqueles não suplementados", já que o componente é essencial para a absorção de cálcio e fósforo e para o fortalecimento do sistema musculoesquelético.

A recomendação da Sociedade Americana de Geriatria é de que os níveis de 25-hidroxivitamina nos idosos, particularmente nos frágeis, sejam superiores a 32 ng/ml para a prevenção de quedas, traumas e fraturas. A suplementação de vitamina D para as pessoas acolhidas pelo Lar dos Velhinhos, concluem os médicos, reforçaria o trabalho de prevenção já feito com elas.



Texto:  Ricardo Vasques - MTB 49.918


Saúde Paulo Henrique

Notícias relacionadas