PIRACICABA, QUARTA-FEIRA, 24 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

06 DE NOVEMBRO DE 2015

Paulo Campos entregará moção de aplausos ao médico Allan Lopes


Profissional da área de radiologia atua na Unicamp e Unimed Piracicaba



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Propositura foi aprovada nesta quinta-feira



Na moção de aplausos 225/2015, o vereador Paulo Campos (PROS) enaltece a dedicação do médico Allan Lopes, responsável técnico pelo serviço de radiologia do ambulatório de especialidade da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e auditor médico em exames de imagens no hospital Unimed Piracicaba. A propositura, de autoria do parlamentar, foi aprovada nesta quinta-feira, 5, na 64ª reunião ordinária.

Segundo Campos, a imprensa local destacou a atuação de Lopes na Unicamp, em reportagem no dia 28 de junho. Na ocasião, foi destacada a importância do diagnóstico por imagem para localização de vários problemas de saúde e o profissional explicou que a radiologia é umas das 53 especialidades médicas, em constante evolução e progresso cientifico.

O parlamentar apresenta na moção os tipos de exames: radiologia simples e contrasta (raio X), mamografia (MMG), ultrassonografia (USG), densitometria óssea (DO), doppler colorido, tomografia computadorizada (TC), ressonância magnética (RNM), ablações (ação de retirar um órgão ou parte deste, geralmente em razão de tumor). Térmicas tumorais, punções e biópsia de vários órgãos como tireoide, linfonodos, mama, fígado, baço, rins, próstata etc.

Ainda na propositura, Campos apresenta dados da reportagem, que fala dos exames de rastreamento, realizados anual ou bianualmente para prevenção e diagnóstico precoce de tumores e lesões malignas e de eventos súbitos inesperados. Dr. Allan citou alguns exemplos de exames que ajudam na descoberta das doenças, como mamografia deve ser realizada a partir dos 40 anos e, junto a ultrassonografia das mamas, é o melhor exame para diagnóstico precoce do câncer de mamas. Ele afirmou que já existe a tomossíntese que a mamomagrafia 3D, é útil para melhorar a caracterização dos achados mamográficos de mamas densas e reduzir as taxas de reconvocações e o número de biópsias desnecessárias, ajudando na diferenciação de um nódulo benigno de um maligno.



Texto:  Rodrigo Alves - MTB 42.583


Legislativo Paulo Campos

Notícias relacionadas