PIRACICABA, QUARTA-FEIRA, 24 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

12 DE ABRIL DE 2018

Participantes de reunião pública elogiam educação no centro do debate


Evento que tratou da gestão da educação em Piracicaba, nesta quarta-feira, possibilitou que cerca de 30 vozes fossem ouvidas, de todos os lados envolvidos na discussão.



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Mais de 200 pessoas compareceram à Câmara para a reunião pública desta quarta-feira



Com microfones abertos para a manifestação de pais de alunos, servidores da rede municipal de ensino e movimentos representativos da categoria, a reunião pública promovida pela Câmara na noite desta quarta-feira (11) para tratar da gestão da educação em Piracicaba possibilitou que cerca de 30 vozes fossem ouvidas, de todos os lados envolvidos no debate.

Mais de 200 pessoas compareceram à discussão. O Legislativo montou uma estrutura especial para a ocasião, com telões no hall e na rampa de acesso a seu prédio principal. A transmissão ao vivo da reunião pública, pela TV Câmara, atingiu pelo menos 3,5 mil internautas no Facebook ––os canais 60.4 em sinal digital, 8 da Net e 9 da Vivo TV também reproduziram o sinal.

Uma quantidade mínima de cadeiras foi reservada para que cada uma das partes estivesse representada em meio ao público que ocupou os 70 lugares da galeria do plenário, cujas portas depois foram abertas para que mais pessoas pudessem acompanhar as discussões.

A oportunidade aberta pela Câmara, permitindo à secretária municipal de Educação, Angela Correa, falar de sua gestão à frente da pasta e responder aos questionamentos de pais de alunos, professores e servidores, foi destacada pelos participantes da reunião pública.

O vereador Lair Braga (SD) enalteceu o fato de o encontro refletir sobre as condições de trabalho nas escolas mantidas pela Prefeitura. "Foi muito importante. Sempre acreditei no diálogo, em ouvir, falar, sentir, ponderar, considerar e respeitar. Vieram as três vertentes da educação [gestores, servidores e movimentos representativos], expondo seus problemas e exercendo o direito de reivindicarem."

"Esta Casa hoje mostrou a grande preocupação do Legislativo municipal com a educação. Não é à toa que Piracicaba é uma das melhores cidades do Brasil na educação infantil: temos, de um lado, o zelo dos funcionários que trazem as dificuldades do dia a dia das escolas e, do outro, o Executivo, que busca solucionar os problemas", comentou Pedro Kawai (PSDB).

"O que vimos aqui hoje vai contribuir para que tenhamos mais força nessa luta", disse Nancy Thame (PSDB), que elogiou a participação de professores, pelos "depoimentos com amor à profissão", e Angela Correa, "que é competente no que faz". “Admitir essas fragilidades, ouvir e se aproximar ainda mais nos dão um alento", completou a vereadora, que relacionou os baixos salários pagos aos educadores ao fato de a maioria ser mulher. "Fica a reflexão de por que o salário não é como deveria ser e por que essa luta é permanente."



Texto:  Ricardo Vasques - MTB 49.918


Educação Pedro Kawai Lair Braga Nancy Thame

Notícias relacionadas