PIRACICABA, TERÇA-FEIRA, 11 DE DEZEMBRO DE 2018 Aumentar tamanho da letra

11 DE JUNHO DE 2018

Parceria com Diretoria de Ensino leva Parlamento Aberto às escolas

Equipe da Câmara de Vereadores apresentou o projeto a diretores em encontro na tarde desta segunda-feira (11)

Foto: Thaís Passos (1 de 9) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Thaís Passos (2 de 9) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Thaís Passos (3 de 9) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Thaís Passos (4 de 9) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Thaís Passos (5 de 9) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Thaís Passos (6 de 9) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Thaís Passos (7 de 9) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Thaís Passos (8 de 9) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Thaís Passos (9 de 9) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Thaís Passos Salvar imagem em alta resolução

A Câmara de Vereadores de Piracicaba firmou uma parceria com a Diretoria Regional de Ensino, órgão da Secretaria de Estado da Educação, para desenvolver oficinas sobre o Parlamento Aberto em unidades da cidade. Na tarde desta segunda-feira (11), uma equipe do Legislativo participou de encontro com diretores, quando foi apresentado o conceito do projeto e como pode ser relacionado ao conteúdo pedagógico.

“Neste momento que o nosso País está vivendo, temos ansiedade latente, principalmente no jovem, de participação política, de conhecer de forma ética e bem conduzida os assuntos que incomodam a população”, avalia Fábio Negreiros, diretor regional de ensino. “O nosso aluno quer fazer parte (da política), por isso é importante trazer essa transparência e esse envolvimento, e colocar a educação pública a serviço da cidadania. Com certeza, o Parlamento de Piracicaba sai na frente”, disse.

O diretor de Documentação e Transparência da Câmara, Fábio Bragança, fez um histórico do trabalho desenvolvido em Piracicaba que, agora, culmina no projeto Rumo ao Parlamento Aberto. Ele defendeu a importância do diálogo entre o poder público e a sociedade, com o intuito de aprimorar o processo político.

“Essa parceria é um passo importante pelo número de escolas e alunos que podemos atingir, sobretudo por aproximar a Câmara de uma veia educacional e atingir essa população. Se a gente olhar como oportunidade, a gente vai ter um público para ouvir, participar e entender o papel do Poder Legislativo”, disse Bragança.

Servidor do Departamento de Comunicação, o jornalista Erich Vallim Vicente explicou como funciona o Parlamento Aberto, detalhou a parceria, assinada desde 2011, pelo governo brasileiro para ampliar o acesso à informação e a participação política na sociedade, sempre voltado a estimular a inovação e tecnologia e a educação para a cidadania. “É um momento importante de abertura do processo político”, disse.

CONSULTA PÚBLICA – A Câmara de Vereadores de Piracicaba realiza até o dia 30 de junho a consulta pública sobre o Parlamento Aberto, em que estimula a sociedade a apresentar propostas dentro de quatro temas: 1) Transparência pública; 2) Participação popular; 3) Inovação e tecnologia; e 4) Educação para a cidadania.

Para enviar sugestões, é preciso acessar o site www.camarapiracicaba.sp.gov.br. e fazer um cadastro (que é bem simples).

A iniciativa é da Mesa Diretora da Câmara, biênio 2017-2018, presidida pelo vereador Matheus Erler (PTB); tendo Ronaldo Moschini (PPS), vice-presidente; Pedro Kawai (PSDB), 1o-secretário; e André Bandeira (PSDB), 2o-secretário.

Texto:  Valéria Rodrigues - MTB 23.343

Tópicos: Parlamento AbertoAndré BandeiraAry Pedroso JrCarlos Gomes da SilvaDirceu AlvesJosé LongattoLaércio Trevisan JrPaulo HenriqueRonaldo MoschiniChico AlmeidaGilmar RottaMatheus ErlerPaulo CamposPedro KawaiPaulo SerraRerlison RezendeIsac SouzaJonson OliveiraAdriana NunesLair BragaNancy ThameMarcos AbdalaOsvaldo SchiavolinAldisa MarquesWagner OliveiraAntonio PadovanZezinho PereiraChico Roncato