PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 29 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

14 DE MAIO DE 2018

Palestra aborda ações de Parlamento Aberto na Câmara dos Deputados


Walternor Brandão, analista legislativo, estará nesta terça-feira (15), a partir das 19h30, no Legislativo piracicabano



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Palestra acontece nesta terça-feira (15) no Salão Nobre "Helly de Campos Melges"



A Câmara de Vereadores de Piracicaba recebe nesta terça-feira (15), a partir das 19h30, a palestra “Parlamento Aberto e Participação: a experiência da Câmara dos Deputados”, que será proferida pelo analista legislativo e gestor do LabHacker, Walternor Brandão, no Salão Nobre "Helly de Campos Melges". 

Na oportunidade, serão apresentadas as iniciativas da Câmara dos Deputados dentro do conceito de Parlamento Aberto. Em Brasília, foi criado um grupo de estudos e desenvolvimento, denominado LabHacker, com o objetivo de criar aplicativos que unam tecnologia e cidadania.

Desde 2013, quando o assunto foi levado à Câmara dos Deputados como demanda das chamadas “Jornadas de Junho”, grandes manifestações que tomaram conta do País naquela ocasião, foram apresentadas inovações com o intuito de aproximar a sociedade e os parlamentares.

Uma das iniciativas é o Portal e-Democracia, onde o cidadão pode interagir com a vida parlamentar de diferentes maneiras. No espaço “Expressão”, há um fórum aberto onde é possível acessar e criar uma nova discussão em que os deputados participam a partir da contribuição da sociedade. 

“Entre os exemplos, tem um tópico da Reforma da Previdência no qual o relator da proposta responde as perguntas enviadas pela população”, explica Walternor Brandão, em entrevista concedida na semana passada ao Departamento de Comunicação da Câmara. 

Ainda no e-Democracia, foi criado o espaço “Audiências Interativas”, em que são transmitidas ao vivo audiências que acontecem na Câmara e a partir da qual é possível enviar perguntas para quem está na audiência. 

A terceira ferramenta do e-Democracia é o WikiLegis, onde o deputado coloca o projeto de lei e recebe sugestões da sociedade. “Você pode ler a proposta e alterar um determinado artigo, é como se o cidadão estivesse emendando o projeto de lei”, explica Brandão. 

Já no espaço Retórica Parlamentar, é possível acessar os discursos de cada um dos parlamentares a partir dos temas. “Com esse modelo de busca de conteúdo, o site dos discursos dos deputados explodiu em acesso”, explica o analista legislativo da Câmara dos Deputados.

A palestra desta terça-feira ocorre no período em que a Câmara de Vereadores de Piracicaba realiza consulta pública para buscar junto à população propostas para dar maior transparência e acesso às informações públicas do Legislativo. 

O evento é gratuito e, para participar, não é preciso fazer inscrição prévia. A Câmara fica na rua Alferes José Caetano, 834, Centro. Informações: 3403-6500 ou www.camarapiracicaba.sp.gov.br.



Texto:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337


Parlamento Aberto

Notícias relacionadas