PIRACICABA, TERÇA-FEIRA, 16 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

24 DE JUNHO DE 2019

Palestra aborda a percepção e a caminhada dos Direitos Humanos


Evento foi oferecido pela Escola do Legislativo e ministrado pelo professor Adelino Francisco de Oliveira.



EM PIRACICABA (SP)  

Salvar imagem em alta resolução


Na última quarta-feira (19) ocorreu a palestra “Trajetória e Perspectivas dos Direitos Humanos”, ministrado pelo professor Adelino Francisco de Oliveira. Oferecido pela Escola do Legislativo, a atividade abordou uma introdução geral e os principais conceitos sobre os direitos humanos.

Adelino Oliveira explicou que o tema dos direitos humanos assume uma dimensão central da própria concepção da vida em sociedade no contemporâneo e, que, podemos encontrar a compreensão acerca das possibilidades da vida e a análise das condições fundamentais para que a vida singular alcance toda sua potencialidade.

“Há um estreito vínculo entre todos os direitos, mas há uma relação casual entre o direito à educação, ao trabalho e a vida”, disse o professor. Segundo ele, essa relação é fundamental para a análise conjunta dos direitos, demonstrando um vínculo indissociável entre eles.

Além disso, a trajetória foi caracterizada pelas origens remotas (tradição ocidental) construção de diversos povos e culturas, princípios perenes (perdão, serviço, amor), período medieval, humanismo renascentista e o pensamento moderno, como a concepção moderna de Estado, jusnaturalismo (direitos naturais), iluminismo, a Declaração Universal dos Direitos Humanos e Declarações e Tratados Internacionais.

Ele também citou sobre a jornada dos direitos humanos no Brasil, que contém três gerações de direitos: Direitos Políticos, Civis e Sociais. Segundo Oliveira, o país também busca fundamentos, entre eles, dentro da religião, sendo compreendidos pela história e cultura.

O professor também enaltece que a caminhada dos direitos humanos está se tornando mais complexa, no qual é chamado de “direitos da quarta geração”, contemplando diferentes grupos sociais, entre eles, os direitos dos idosos, dos LGBT, dos consumidores e das crianças.

Adelino retorna à Escola do Legislativo nesta quarta-feira (26), com a palestra "O Conceito de Dignidade Humana como Fundamento para os Direitos Humanos", das 19h30 às 21h.  



Texto:  Fernanda Rizzi


Escola do Legislativo

Notícias relacionadas