PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 29 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

24 DE NOVEMBRO DE 2015

Paiva questiona funções de monitores da Educação Infantil


Requerimento 1012/2015, de autoria do vereador do PT, foi aprovado durante a reunião ordinária desta quinta-feira (23)



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução


Foi aprovado durante a reunião ordinária desta segunda-feira (23) o requerimento 1012/2015, do vereador José Antonio Fernandes Paiva (PT), pelo qual solicita informações ao Executivo Municipal sobre situações de monitores de educação infantil em Piracicaba. Na propositura, ele destaca que, no último dia 23 de setembro, foi informado a estes profissionais, pela própria secretária Ângela Correa (Educação), que, a partir de 2016, eles vão auxiliar nos cuidados das crianças de zero a três anos de idade nos berçários municipais. 

Paiva lembra que o Regimento Comum das Escolas Municipais define que cabe aos Monitores receber, acompanhar, observar o desenvolvimento das crianças, participar das reuniões de pais, orientar e cuidar da higiene dos alunos, anotar assiduidade, acompanhá-los nas refeições, organizar e controlar o material a ser utilizado nas atividades pedagógicas, entre outras atividades de apoio. 

Porém, diante da realidade no cumprimento das funções, os monitores realizam diariamente responsabilidades similares aos de professores, que atualmente o município contrata e remunera com jornadas diferenciadas e melhores salários, enquanto os monitores são contratados para jornada semanal maior, remuneração menor e não tem outro benefício ou gratificação para atender às mesmas exigências do docente regular, como preparar aulas, planejar, avaliar e fazer atividades extra-curriculares, “tudo feito extra jornada de trabalho”, observa. 

Ainda na propositura, o vereador do PT detalha que recebeu informações de que alguns monitores da Educação Infantil exercem funções de supervisão e também de direção na rede público de Ensino do Município. Com base nestes relatos, Paiva quais serão exatamente as atividades exercidas pelos monitores. 

O vereador inclui, ainda, questionamentos sobre quais os critérios para que um profissional da rede pública de Ensino do Município possa ser escolhido para as funções de supervisor e diretor, se há servidores contratados como monitores que exercem funções de supervisão e/ou direção? “Se sim, favor elencar os nomes e funções”, pede Paiva. Ao concluir o requerimento, ele pergunta também se monitores que hoje exercem as funções de supervisão e direção cumpriram as exigências para que fossem escolhidas para as respectivas funções.



Texto:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337


Legislativo José Paiva

Notícias relacionadas