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28 DE SETEMBRO DE 2016

Obra no prédio anexo sairá 20% mais barata após licitação


Proposta ganhadora, de R$ 61.675, foi quase R$ 16 mil menor que o valor orçado pela Câmara.



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Larissa Nunes Salvar imagem em alta resolução

Aberta à presença do público, tomada de preços aconteceu na manhã desta quarta-feira



A Câmara vai economizar 20,4% com a conclusão da reforma do quarto andar de seu prédio anexo. A licitação da obra, sob a modalidade de tomada de preços, ocorreu na manhã desta quarta-feira (28) e teve como vencedora a empresa NG Staufaker Engenharia ME, de Piracicaba. A ata com os detalhes dessa etapa do processo já está disponível no Portal da Transparência.

A proposta ganhadora, de R$ 61.675, foi quase R$ 16 mil menor que o valor orçado pela Casa de Leis e superou os lances das outras duas concorrentes na disputa: R$ 68.998,92 da Projecon Projetos e Construção Civil Piracicaba Ltda., com sede na cidade, e R$ 69.659,17 da Contisa Construções e Comércio Ltda. ME, de Araras (SP).

A obra para deixar apto o espaço que hoje já abriga o Departamento de Documentação e Arquivo havia sido orçada em R$ 77.515,45, com base nos apontamentos feitos pelo escritório de engenharia contratado pela Câmara para elaborar os projetos básico e executivo, o memorial descritivo e a planilha de custos.

Agora, caberá à NG Staufaker terminar a reforma iniciada pela MR Constantino Construtora Eireli EPP, cujo contrato assinado com a Câmara em dezembro de 2014 ––no valor de R$ 563.643,40 e que inicialmente estipulava prazo de seis meses para a conclusão da obra–– foi rompido em abril deste ano após uma série de atrasos e problemas.

ENVELOPES - Nesta quarta-feira, três pessoas vieram à Câmara acompanhar o passo a passo até a definição da empresa vencedora. A tomada de preços, realizada na sala de reuniões do sub-solo do prédio principal, teve início às 9h30, com a abertura dos envelopes contendo os documentos das concorrentes.

Das quatro construtoras tenham vindo anteriormente à Câmara fazer a vistoria do espaço objeto da licitação ––etapa obrigatória para os interessados na disputa––, três se candidataram a ela, protocolando, dentro dos prazos previstos no edital, os envelopes com os papéis e dados exigidos e a proposta única.

Após os cinco funcionários concursados integrantes da Comissão Permanente de Licitação certificarem-se de que a documentação das três empresas estava correta, habilitando-as à disputa, às 10h18 foram abertos os envelopes com as propostas, com a revelação de que a NG Staufaker vencera com o menor lance, de R$ 61.675. A previsão é de que o contrato seja assinado em 10 dias, quando, então, começará a contar o prazo de dois meses para a execução da obra.

ABERTA AO PÚBLICO - Sempre aberta à presença do público, a tomada de preços foi acompanhada por três pessoas que, incentivadas pela divulgação que o Legislativo faz de suas licitações, vieram à Câmara conhecer como funciona o processo. Com conhecimento em obras, Reinaldo Carvalho, 66, mostrou bastante interesse em entender as obrigações estabelecidas no edital.

Engenheiro civil aposentado e secretário-geral do Observatório Social de Piracicaba, ele veio à tomada de preços já munido com cópia impressa do edital e de todos os anexos, que ele mesmo baixou após acessar o Portal da Transparência. Reinaldo classificou de "muito bem feito" o memorial descritivo da obra.

"Dentro do Observatório Social, temos a incumbência de trabalhar em cima das licitações. Estou aqui para ver como se faz uma tomada de preços, conferir a transparência do processo e construir um processo de aprendizado", disse o engenheiro civil, que pretende iniciar um acompanhamento sistemático.

Já Raimundo Lopes e Wesley Gandolfi, funcionários de uma empresa de calhas, assistiram à tomada de preços com a intenção de, em breve, participar das licitações promovidas pela Câmara. Atraídos pelo fato de o Legislativo municipal pagar em dia fornecedores e prestadores de serviços, o plano dos dois é abrir uma firma de manutenção elétrica ou hidráulica para concorrer às disputas.

"Vimos a matéria no jornal e isso despertou nosso interesse de vir para cá. Temos a intenção de abrir uma outra empresa e ainda vamos conversar no Setor de Contratos para saber mais detalhes, como, por exemplo, o tempo mínimo de existência que uma empresa precisa ter para poder concorrer", disse Raimundo.

"A licitação abre uma oportunidade para nós, já que vamos precisar vender nossos serviços. Estamos aqui para entender o processo. Essas empresas que hoje concorreram também não sabiam como funcionava, mas um dia aprenderam", completou. Para mais informações, o telefone do Setor de Contratos da Câmara é 3403-6529.



Texto:  Ricardo Vasques - MTB 49.918


Câmara

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