PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 25 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

17 DE NOVEMBRO DE 1889

Notícias sobre a Proclamação da República em nossa terra


Proclamação da República, Piracicaba, festejos, novos governantes, Gazeta de Piracicaba.



EM PIRACICABA (SP)  

Salvar imagem em alta resolução

Homenagem a Proclamação da República - Revista Ilustrada.



Em nome do povo, ao meio dia, tomam conta do governo municipal os cidadãos Luiz de Queiroz, Dr. Manuel de Moraes Barros e Dr. Paulo Pinto. Eram camaristas, por ocasião da Proclamação da República: João Nepomuceno de Souza, presidente; Barão de Rezende, João Manuel de Morais Sampaio, Dr. Paulo Pinto, Manuel da Costa Pedreira, José Carlos de Arruda Pinto e Francisco Florêncio da Rocha.

Pela manhã, a ''Gazeta de Piracicaba'' distribuiu profusamente pela cidade um boletim, convidando o povo para se reunir em frente do Clube Republicano, para daí, todos incorporados, "dirigir-se à casa da câmara a fim de dar posse aos governadores provisórios desta cidade e município, aclamados ontem, os prestigiosos cidadãos Dr. Manuel de Morais Barros, Dr. Paulo Pinto de Almeida e Luiz Vicente de Souza Queiroz, devendo ser na mesma ocasião hasteada na frente do edifício a bandeira da República, que hoje é a bandeira da Pátria!".

Grande foi a afluência do povo e improvisou-se uma passeata, à frente da qual vinha a bandeira simbólica empunhada pelo jovem Prudente de Morais Filho; em seguida vinham os governadores aclamados, depois uma banda de música a executar a "Marselheza" e o povo fechando o cortejo, erguendo vibrantes aclamações. Na casa da Câmara Municipal já se achava elevado número de famílias, sendo ali hasteada a nova bandeira nacional delirantemente saudada pelo povo presente. Falaram no ato da posse o Dr. Morais Barros e o cidadão Vitaliano Ferraz. A tarde, tocou no jardim público uma banda de música, havendo "novas demonstrações de regozijo" e "à noite, terceira e grande passeata, aclamações, vivas e ovações delirantes".

Fonte: HPQ - pág. 185 - volume II.

 

 



Texto:  Fábio Bragança


O Dia na História

Notícias relacionadas