PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 19 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

21 DE MAIO DE 2014

No Conheça o Legislativo alunos do SESI debatem lei da Copa


Ao recepcionar escolares do SESI Vila Industrial, o vice-presidente da Câmara, Carlinhos Cavalcante (PPS) destacou a importância do programa na formação dos jovens



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Andrey Moral (1 de 5) Salvar imagem em alta resolução

Alunos do SESI Vila Industrial

Alunos do SESI Vila Industrial
Foto: Andrey Moral (2 de 5) Salvar imagem em alta resolução

Alunos do SESI Vila Industrial

Alunos do SESI Vila Industrial
Foto: Andrey Moral (3 de 5) Salvar imagem em alta resolução

Alunos do SESI Vila Industrial

Alunos do SESI Vila Industrial
Foto: Andrey Moral (4 de 5) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Andrey Moral (5 de 5) Salvar imagem em alta resolução

Alunos do SESI Vila Industrial

Alunos do SESI Vila Industrial
Foto: Andrey Moral Salvar imagem em alta resolução

Alunos do SESI Vila Industrial



A discussão fictícia sobre a tramitação de um projeto de lei no Congresso Nacional para autorizar o governo brasileiro a realizar a Copa do Mundo de Futebol, com todos os encargos que o empreendimento requer, desde a construção de estádios e outras obras estruturais foi o assunto escolhido para envolver 31 alunos da oitava série, da Escola do SESI 085, Vila Industrial, no desenvolvimento do Programa Conheça o Legislativo, sob o comando do servidor da Câmara, Sandro Silveira, que após intenso debate disseram sim ao projeto, com o placar de 10 votos contra e 13 a favor.

A convite do vice-presidente da Câmara, Carlos Alberto Cavalcante, o Carlinhos (PPS), o grupo de alunos participou na manhã de hoje (21) de mais uma edição do Programa que atua no despertar da cidadania. Os alunos estiveram na Câmara sob a coordenação dos professores: Amauri Antonio Toloti (História) e Elaine Cristina Monteiro Albino Passarelli (Língua Portuguesa) e, ocupou as dependências do Salão Nobre da Câmara "Prof. Helly de Campos Melges", das 8 às 11h00 para acompanhar mais uma edição do Programa Conheça o Legislativo, que há mais de seis anos se pauta no despertar do processo de formação de crianças e jovens para a importância da cidadania, na compreensão dos três poderes da República (Legislativo, Executivo e Judiciário), da formação histórica de Piracicaba, além de receberem orientações sobre os malefícios das drogas.   

Na oportunidade, o vereador Carlinhos destacou a importância do projeto, que atua no despertar de crianças e jovens para noções de cidadania, além de mostrar o dia-a-dia dos parlamentares no atendimento às demandas sociais. E, informou que mais de seis mil alunos já passaram pela Câmara, nos seis anos de funcionamento do projeto.   

O parlamentar deu exemplos práticos de como cada aluno pode participar diretamente na resolução de um problema, a exemplo de pedir que a Prefeitura tape um buraco de rua, sendo que basta a pessoa ligar no 156 e ter posse de um protocolo com esta reclamação, sendo que caso a Prefeitura não faça o serviço fica mais fácil solicitar o apoio de um vereador e, dar prosseguimento na cobrança junto ao poder Executivo.  

Cavalcante também fez um alerta aos alunos para ficarem longe de vícios, da violência e das drogas, como o crak, maconha e outros entorpecentes, além de não abusarem no uso de álcool, para não se envolverem com isso, sob o risco de destruir a si próprio e desestabilizar a família, colocando tudo a perder, prejudicando o futuro, se tornando um mal exemplo para seus filhos.   

Cavalcante também comentou sobre a dificuldade momentânea em garantir a vinda de alunos à Câmara em função do transporte coletivo. E, conclamou os estudantes a se inteirarem das discussões camarárias de segundas e quintas-feiras, às 19h30, com transmissão ao vivo pelo Canal 08 da Net, TV Digital 60.1 UHF e no site www.camarapiracicaba.sp.gov  

Na sequência do programa os alunos prestigiaram a palestra do historiador Fábio Bragança, que traçou um perfil histórico do surgimento e da importância das câmaras, desde o ano de 1140, com o Rei Dom Afonso Henriques em Portugal e, das primeiras câmaras a serem instaladas no Brasil, São Vicente (1532), Santos (1547), Salvador (1549), São Paulo (1560), Rio de Janeiro (1565) e Piracicaba (1822), quando a nossa Vila Nova da Constituição, antes povoado e freguesia foi considerada cidade.   

Além de evidenciar o legado histórico da cidade, em fotos e filmes antigos que realçam a condição de Piracicaba ter acolhido o primeiro presidente Civil do Brasil (1894 a 1898), Prudente de Moraes (1841 a 1902), que também foi o vereador mais eleito em 1864, prefeito e presidente da Câmara de 1856 a 1868, Primeiro governador do Estado de São Paulo, 1889 a 1890 e Senador por São Paulo, em 1891 e, patrono da Câmara de Vereadores de Piracicaba.   

Já o servidor Bruno de Oliveira, do Deparmento Legislativo abordou em sua palestra os diferentes aspectos dos três poderes da República, compreendendo o Legislativo, na elaboração e fiscalização das leis, na tentativa de contemplar os problemas da população; o Executivo ao colocar em prática as leis e, o Judiciário para resolver os casos de conflitos, na administração das leis.   

E, o também servidor da Câmara, Sandro Silveira concluiu as atividades com o grupo de alunos ao destacar a função social dos vereadores perante a sociedade, principalmente na fiscalização dos atos do prefeito municipal, na produção de leis em defesa da comunidade e, no assessoramento ao prefeito municipal, quando o vereador assume o papel de principal agente político por estar mais perto da população.  

Sandro também abordou sobre as normas e legislações que acompanham toda nossa vida e, da condição de sermos excencialmente um ser político, desde que nascemos e passamos ter consciência nas escolhas de ações e tomadas de decisões.

Sandro finalizou suas considerações explicando toda tramitação de um projeto de lei, finalizando com a sansão do prefeito municipal ou da própria Câmara na efetivação da mesma; ou da sansão presidencial ou em último caso o Congresso Nacional.

No final do programa os alunos participaram de uma simulação de análise e votação de um projeto, quando discutiram um projeto de lei, da espera do Congresso Nacional, que autoriza o Brasil a cediar uma Copa do Mundo. A inicitativa foi aprovada por 13 votos a favor e 10 votos contrários.

Pelo menos 10 alunos se revezaram na tribuna para discutir o projeto, sendo que os argumentos a favor se voltaram para o fator de desenvolvimento que a iniciativa pode trazer, uma vez que envolve uma atividade que  a maioria do brasileiro gosta.

Já os que se posicionaram contra a iniciativa lembraram dos fatores negativos que o Brasil poderá se envolver caso algum estrangeiro sofra um acidente grave por aqui. Também apontam sobre o risco do Brasil contrair doenças de estrangeiros que hoje nossos hospitais já deram como vencidas para nossa população. Além de comentarem sobre os gastos absurdos na construção de estádios que poderão se tornar num elefante branco, sendo que os problemas de saúde e de segurança pública e educação ficarão em segundo plano.

No desenvolvimento do Programa Conheça o Legislativo, após uma pausa para o lanche, os alunos participaram de um roteiro cultural e artístico ao percorrer corredores da Câmara, que expõem quadros e obras artísticas premiadas em festivais e, que por força de lei são adquiridas anualmente pela Casa.  

Além de acompanhar obras expostas no anexo da Câmara, rua São José esquina com a rua do Rosário, na XXVI Mostra Almeida Júnior 2014, em parceria com a Associação Piracicabana dos Artistas Plásticos - APAP, onde estão expostos cerca de 20 quadros do artista, disponibilizados no período de 6 a 30 de maio de 2014, das 8 às 17 horas, com entrada gratuíta.  

Também como parte do roteiro cultural os alunos passaram pelo Largo São Benedito, onde se depararam com um pouco do legado histórico na formação da Igreja de São Benedito, construída em plena época da escravidão, quando haviam restrições ao escravo em adentrar à determinados lugares da sociedade.

 A formação da Mesa Diretora foi presidida pela aluna negra, Júlia Benedita, seguida por Gabriel Baloni (vice-presidente), Carolina Ribeiro (Primeiro Secretário) e Letícia Camolesi Vieira (Segundo Secretário), além do líder de governo, Gabriel Kuian Moreira. 

 

 



Revisão:  Martim Vieira - MTB 21.939


Conheça o Legislativo Carlos Cavalcante

Notícias relacionadas