PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 25 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

09 DE AGOSTO DE 2019

Nancy Thame quer saber gastos do município com energia elétrica


Gabinete da parlamentar foi procurado por moradores, que solicita informações sobre os gastos da cidade com energia elétrica e iluminação pública.



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Requerimento de autoria da vereadora foi aprovado na 40ª reunião ordinária



A vereadora Nancy Thame (PSDB) solicita que o Executivo informe os gastos com energia elétrica e iluminação pública no município (em valor por kW/h) e se o ITR (Imposto sobre Propriedade Territorial Rural) pode ser revertido em isenções para que essas áreas gerem energia solar. Os pedidos fazem parte do requerimento 563/2019, aprovado na 40ª reunião ordinária, nesta quinta-feira (8).

O gabinete da parlamentar foi procurado por moradores, que querem informações sobre os gastos da cidade com energia elétrica e iluminação pública nas praças, nos prédios públicos e nos sistemas viários.

Na argumentação do requerimento, Nancy cita as tendências de novas formas de geração de energia elétrica, como, por exemplo, a energia solar. "É considerada uma fonte de energia renovável e sustentável, ajudando a combater as emissões de gases do efeito estufa e reduz a nossa dependência dos combustíveis fósseis, como o petróleo", diz a vereadora.

Segundo ela, há um programa governamental chamado Fundo Clima, que tem como objetivo apoiar a implantação de empreendimentos, a aquisição de máquinas e equipamentos e o desenvolvimento tecnológico relacionados à redução de emissões de gases do efeito estufa e à adaptação às mudanças do clima e aos seus efeitos.

O programa, lembra a vereadora, auxilia municípios que investem em geração e distribuição local de energia renovável a partir do uso de biomassa, exceto cana-de-açúcar, da captura da radiação solar, dos oceanos e da energia eólica, no caso de sistemas isolados; e investimentos em atividades voltadas para o desenvolvimento tecnológico dos setores de energia solar, dos oceanos, energia eólica e da biomassa, bem como para o desenvolvimento da cadeia produtiva dos setores de energia solar e dos oceanos. "Fazendas solares possam ser uma forma de fonte de energia alternativa", diz Nancy.



Texto:  Fernanda Rizzi
Revisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583


Legislativo Nancy Thame

Notícias relacionadas