PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 19 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

14 DE NOVEMBRO DE 2018

Nancy Thame apresentará estudo sobre Escola do Legislativo


Vereadora levará experiência da Câmara a curso de especialização do Departamento de Ciências Florestais (Esalq)



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Nancy Thame é diretora da Escola do Legislativo da Câmara



A vereadora Nancy Thame (PSDB), diretora da Escola do Legislativo, apresentará na quarta-feira (21), às 15h, a experiência do espaço de cursos e palestras focadas em cidadania da Câmara de Vereadores de Piracicaba no curso de especialização “Educação Ambiental e a Transição para Sociedades Sustentáveis”, desenvolvido no OCA - Laboratório de Educação e Política Ambiental, situado no Departamento de Ciências Florestais, da Esalq (Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”).

“Vamos falar de aspectos gerais de escolas do Legislativo e vamos focar na nossa experiência em Piracicaba, que tem foco na promoção da cidadania”, disse a vereadora, que apresentará TCC no curso de especialização. Ela ressalta que o objetivo é demonstrar o quanto a atividade de formação contribui para melhorar a relação da sociedade com o poder público.

Criada pelo Decreto Legislativo 63/2014, a Escola do Legislativo da Câmara de Vereadores de Piracicaba passou a funcionar em janeiro de 2017, quando Nancy Thame assumiu a direção, e desenvolve ações voltadas à educação para a cidadania, difusão cultural, capacitação de agentes políticos e lideranças comunitárias, capacitação e atualização do corpo técnico, o que inclui servidores e vereadores. 

Entre janeiro de 2017 e outubro de 2018, período analisado no TCC, participaram 49 docentes voluntários, o que envolveu parceria de cooperação técnica com 17 instituições, tendo oferta de 152 atividades, entre cursos, palestras, seminários, debates e rodas de conversas, alcançando um público 5113 pessoas. Nestes eventos, foram arrecadados e distribuídos 1.188 litros de leites a 12 entidades credenciadas. 

“A grande maioria das pessoas que frequentam os cursos da Escola do Legislativo não tinha o costume de vir à Câmara e, ainda, nunca tinham visitado a Casa”, destaca Nancy, ao pontuar um dos aspectos positivos da relação criada com o público que frequente as aulas. “A gente usou uma estrutura já existente e ampliou o público, trazendo temas atrativos, sempre dando maior horizontalidade de diálogo a essas pessoas”, esclareceu. 

A parlamentar também analisa o aspecto de formação política em torno da Escola do Legislativo. “Ao trazer as pessoas para dentro da Câmara, a gente acaba estimulando uma força de ação transformadora, o que nunca pode ser abdicado dentro da sociedade”, avalia a vereadora.



Texto:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337


Escola do Legislativo Nancy Thame

Notícias relacionadas