PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 18 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

25 DE JUNHO DE 2018

Nancy participa de apresentação de horta medicinal no Crab Cecap


Vereadora integra Grupo de Trabalho “Pau D’Arco”, responsável por desenvolver projeto piloto com plantas medicinais no centro de atenção básica



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Lucas do Nascimento Machado (1 de 12) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (2 de 12) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (3 de 12) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Lucas do Nascimento Machado (4 de 12) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Lucas do Nascimento Machado (5 de 12) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Lucas do Nascimento Machado (6 de 12) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Lucas do Nascimento Machado (7 de 12) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Lucas do Nascimento Machado (8 de 12) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Lucas do Nascimento Machado (9 de 12) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Lucas do Nascimento Machado (10 de 12) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Lucas do Nascimento Machado (11 de 12) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (12 de 12) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Lucas do Nascimento Machado Salvar imagem em alta resolução


A vereadora Nancy Thame (PSDB) participou da apresentação do projeto do Grupo de Trabalho do Horto Medicinal “Pau D’Arco”, realizada na sexta-feira (22), no Crab (Centro de Referência de Atenção Básica) do bairro Cecap. Na oportunidade, o coordenador Lindolpho Capellari Júnior, apresentou a proposta ao prefeito Barjas Negri, secretários municipais e vereadores.

De acordo com a parlamentar, a implantação de um horto medicinal na rede pública municipal nasceu “de um sonho antigo” da enfermeira-responsável do Crab Cecap, Marina Denardi Azevedo. “As atividades manuais relacionadas ao manejo de plantas medicinais colaboram na melhoria dos sentidos, da mente e da capacidade cognitiva”, diz Nancy. 

“Após entender o anseio das mulheres, elaborei um desenho e solicitei à arquiteta Maria Angélica Raffaelli um projeto arquitetônico contendo canteiros, plantas, estimativa de custos, lista de espécies medicinais e placas explicativas com suporte”, explicou o professor Capellari Jr., que atua no Departamento de Botânica da Esalq (Escola de Agricultura Luiz de Queiroz).

O pesquisador disse que antes de definir as espécies que seriam plantadas no Crab Cecap, foi realizado um levantamento sobre as doenças que mais afetam a comunidade daquela região. “A partir disso, envolvemos os moradores na execução da horta medicinal”, disse.

A proposta é que ela seja ampliada a outros Crabs e unidades básicas de saúde do município. “Parabenizo a todos pelo engajamento na construção que começou como sonho da enfermeira Marina. Ela me procurou e eu me propus a cooperar integrando pessoas (técnicos e integrantes da sociedade civil) que pudessem viabilizar o projeto”, explica a vereadora Nancy.

O prefeito Barjas Negri agradeceu a iniciativa e salientou o pioneirismo do projeto. “A cidade tem iniciativas boas que precisam ser estimuladas. As comunidades devem ocupar espaços como esses. Coloco à disposição as secretarias para apoiar esse e outros projetos”, disse.

O Grupo de Trabalho Horto Medicinal “Pau D’Arco” é composto por equipe multidisciplinar, formada pela enfermeira Marina Denardi Azevedo, professor Lindolpho Capellari Junior, engenheira agrônoma Maria Helena Valentini, arquiteta Maria Angélica Raffaelli, médica Celise Alessandra, vereadora Nancy Thame (PSDB), engenheira civil Silvia Morales, assim como farmacêuticos, comunidade e movimento Mulheres Que Fazem a Diferença Fazendo. 

Também prestigiaram o evento os secretários municipais Pedro Mello (Saúde), José Otávio Machado Menten (Meio Ambiente), Jorge Akira (Trânsito e Transportes) e Waldemar Gimenez (Abastecimento), e o presidente do Ipplap, Arthur Ribeiro. Além dos vereadores Gilmar Rotta (MDB), Osvaldo Schiavolin, o Tozão (PSDB), e o chefe de gabinete do prefeito, Miromar Rosa.



Texto:  Assessoria parlamentar
Revisão:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337


Meio Ambiente Nancy Thame

Notícias relacionadas