PIRACICABA, TERÇA-FEIRA, 16 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

18 DE OUTUBRO DE 2019

Movimento cultural traz batalha de poesias ao largo dos Pescadores


Jornalista e músico esteve na Câmara para divulgar o evento Arte no Largo



EM PIRACICABA (SP)  

Salvar imagem em alta resolução

Ações são organizadas pelo Movimento Cultural Darcy Ribeiro, presidido por Airan Prada






Tradicional ponto turístico piracicabano, o largo dos Pescadores recebe, no domingo (20), a partir das 14h, o "Arte no Largo", que reúne batalha de poesias, DJS, intervenção teatral, lançamento de livro e show de mágica. Um dos organizadores do evento, o jornalista e músico Airan Prada, esteve Câmara de Vereadores de Piracicaba para detalhar as atrações, na 60ª reunião ordinária, nesta quinta-feira (17). 

Prada, que também é presidente do Movimento Cultural Darcy Ribeiro, disse que o evento busca propagar o "slam poético", ou batalha de poesias, que tem se espalhado nos movimentos alternativos mundiais. Trata-se de uma competição em que os poetas, por até três minutos, declamam textos de suas autorias, sem acompanhamento de música ou adereços. Para chegar à final, os artistas passam por três fases de “mata-mata”. Cinco pessoas da plateia compõem o júri.

"É a poesia nua e crua, sobre a vivência das pessoas, que passam para o público suas experiências de vida. Em tempos da indiferença e falta de diálogo, é a gente se por no lugar do outro. Os poetas causam empatia com seus textos, mostram a realidade", disse Prada. O lema do evento é "Cultura que emancipa".

Ele apresentou ainda o contexto da chegada das batalhas de poetas ao país, na capital paulista, em 2008. Segundo Prada, os responsáveis foram Roberta Estrela D´Alva e Victor Rodrigues, este último confirmado na programação do "Arte do Largo", onde lançará seu livro, "Praga de Poeta". Além dele, estará em Piracicaba a poeta Lâmia Brito, para lançar a obra “Todas as Funções de uma Cicatriz”.

Prada lembrou que o "Arte no Largo" faz parte do objetivo prioritário do Movimento Cultural Darcy Ribeiro: propagar e defender a cultura como ferramenta de transformação social no país. "Piracicaba possui diversos trabalhos e obras de excelente qualidade", completou o presidente do movimento.



Texto:  Rodrigo Alves - MTB 42.583


Tribuna Popular

Notícias relacionadas