PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 25 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

31 DE JULHO DE 2014

Moschini reforça necessidade de álcool gel em unidades da Saúde


Vereador apresentou a indicação 2.196/2014 onde destaca a importância do produto ficar à disposição aos usuários das unidades



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução


O vereador Ronaldo Moschini (PPS) reforça a necessidade de a Prefeitura Municipal fornecer álcool gel e instalar recipientes para acondicioná-lo (o chamado “dispenser”) em todas as unidades municipais de saúde de Piracicaba, incluindo as unidades básicas de saúde (UBS), unidades do Programa Saúde da Família (PSF), unidades de pronto-atendimento (UPA) e no Centro de Ortopedia e Traumatologia (COT). O objetivo é que o produto fique à disposição para ser utilizado pelos usuários destes serviços. 

Na justificativa da indicação 2.196/2014, onde ele detalha o pedido, o vereador informa que a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o uso de álcool líquido ou gel (70%) para higienização das mãos nas unidades de saúde. “A medida é considerada a mais importante e de menor custo para a prevenção e o controle de infecções nos serviços de saúde e nos ambientes hospitalares”, avalia Moschini. É recomendado que o produto seja colocado na recepção, sala de espera e onde haja atendimento de pacientes. 

O texto do vereador, já encaminhado ao Executivo, também aponta os benefícios da higienização das mãos, “que deve ser feita pelos profissionais de saúde”, observa, “antes e após o contato com o paciente, antes dos procedimentos invasivos, após risco de exposição a fluídos corporais e após contato com superfícies próximas ao paciente”. As mãos podem ser higienizadas, preferencialmente, com preparos alcoólicos (na forma líquida, gel, espuma e outras) ou com água e sabonete líquido. 

“O bom funcionamento da rede municipal de saúde é um dos fatores primordiais e necessários para contribuir com a saúde pública”, define o vereador. 

Em resposta à indicação encaminhada por Ronaldo Moschini, a Prefeitura Municipal informou que, desde 2011, iniciou processo de instalação de álcool gel nas unidades de atendimento ligadas à Secretaria Municipal de Saúde. O Executivo acrescenta, ainda, que, espera efetuar a instalação em todas as unidade de maneira gradativa.

MELHORIAS – Em outra indicação, a de número 2382/2014, o vereador Ronaldo Moschini (PPS) solicita melhorias na UBS Centro, localizada na avenida França, número 227, no bairro Jardim Europa. Moradores do bairro e usuários da unidade solicitam a aquisição de equipamentos de informática e a instalação de uma conexão de internet mais rápida para diminuir o tempo médio de espera. 

Eles também reivindicam a substituição dos equipamentos de informática, aquisição de mais um computador na recepção, instalação de mais um ponto de conexão com a internet e aumentar a velocidade de conexão com a internet, pois o valor atual contratado (100 kbps) é insuficiente para atender a demanda.



Texto:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337


Saúde Ronaldo Moschini

Notícias relacionadas