PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 19 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

03 DE MARÇO DE 2015

Moschini aponta necessidade de médicos socorristas


Número de plantonistas no Samu é insuficiente para atender a população



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Parlamentar quer saber previsão para contratação



Ao apontar defasagem no atendimento dos serviços de saúde, o vereador Ronaldo Moschini (PPS) defende a contratação de mais um médico socorrista na unidade do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). Há dois anos, ele elaborou a indicação 1.053/2013, mas  nenhuma medida foi tomada pelo Executivo. Agora, o parlamentar solicita informações no requerimento 160/2015, aprovado na reunião ordinária desta segunda-feira (2).

Na propositura de 2013, o vereador argumenta que o Samu conta com a disponibilidade de dois médicos socorristas durante os plantões de 24 horas, um médico ‘regulado’, que atende as ligações da população na central, e o outro, que atua em contato permanente com a Central de Vagas.

Para o vereador, o ideal seria a presença de três médicos, sendo que o terceiro profissional ficaria à disposição somente da Unidade de Suporte Avançado. “Quando um dos dois profissionais é obrigado a sair com a equipe para atender uma emergência médica, sua falta compromete todo o sistema”, salienta Moschini.

Além de comprometer toda a equipe na falta de um dos médicos de plantão, o vereador cita, no requerimento aprovado nesta segunda-feira, a criação do projeto de regionalização do Samu de Piracicaba, que ampliou a área de abrangência de municípios atendidos, aumentando o número de pacientes. 

Em resposta à indicação de 2013, a Secretaria Municipal de Saúde informou que o órgão competente enviaria a solicitação de contratação do profissional ao prefeito Gabriel Ferrato (PSDB). Agora, em 2015, Moschini quer saber se houve manifestação do chefe do Executivo e a previsão para contratação de médicos socorristas para atender as novas áreas estabelecidas pelo projeto de regionalização. 

Moschini questiona também se foi realizado levantamento da necessidade de novas equipes e a previsão da contratação de outros profissionais da saúde para serem alocados no Samu, em virtude das novas áreas atendidas.



Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583


Legislativo Ronaldo Moschini

Notícias relacionadas