PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 28 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

21 DE JANEIRO DE 2020

Morte súbita: orientação e treinamento poderão salvar recém-nascidos


Projeto defendido por Ary Pedroso Jr. poderá obrigar hospitais e maternidades oferecerem orientação de primeiros socorros aos pais, em casos de engasgamento



EM PIRACICABA (SP)  

Morte súbita: orientação e treinamento poderão salvar recém-nascidos

Morte súbita: orientação e treinamento poderão salvar recém-nascidos
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (2 de 2) Salvar imagem em alta resolução

Ary Pedroso Jr.

Ary Pedroso Jr.
Salvar imagem em alta resolução

Morte súbita: orientação e treinamento poderão salvar recém-nascidos



Projeto de lei 02/2020, de autoria do vereador Ary Pedroso Júnior (SD), em tramitação na Câmara, desde o dia 10 de janeiro e, que aguarda o retorno das reuniões ordinárias, após o dia 3 de fevereiro, para análise das comissões internas e discussão em plenário, dispõe sobre a obrigatoriedade dos hospitais e maternidades oferecerem orientação de primeiros socorros aos pais, em caso de engasgamento e aspiração de corpo estranho, o que poderá evitar a morte súbita de recém-nascidos.

As orientações, assim como o treinamento serão ministrados antes da alta do recém-nascido, que poderá ser realizado individualmente ou em turma. Será facultado aos pais e/ou responsáveis a adesão ou não ao treinamento oferecido pelos hospitais e maternidades, devendo em caso de rejeição assinar termo de sua intenção.

Os hospitais e maternidades deverão afixar, em local visível, cópia da lei. Estas unidades de saúde terão o prazo de 120 dias, a contar da publicação da lei, para adequarem as normas vigentes.

Na defesa do projeto, o vereador Ary Pedroso Jr. aponta estudos de especialistas, indicando que é comum o engasgamento com líquidos, leite materno ou mesmo saliva, em menores de um ano de idade. Outra ocorrência muito comum é a aspiração de corpo estranho.

A aspiração de corpo estranho é um acidente grave e potencialmente fatal que pode ocorrer em qualquer fase da vida, mas é muito mais frequente em crianças.

Até um ano de vida, a criança não possui total controle sobre seus processos corporais, por isso uma das grandes preocupações de pais e responsáveis é o risco de engasgamento e a aspiração de corpo estranho. São diversos os registros de ocorrência neste sentido.

Os especialistas também mostram a importância de manobras como, por exemplo, a de Heimlich -- conforme foto acima -- de fácil aplicação, bem eficientes, mas, que devem ser aplicadas imediatamente.

Ter alguém no momento do ocorrido com conhecimento para prestar o socorro pode evitar a morte por asfixia ou ainda a passagem de alimento para o sistema respiratório, o que pode ocasionar infecções.

"Desta forma, este projeto busca obrigar que hospitais e maternidades ofereçam este treinamento aos pais e responsáveis, evitando que um simples engasgamento possa acarretar na morte de uma criança", defende o parlamentar no teor do projeto.



Texto:  Martim Vieira - MTB 21.939


Saúde Ary Pedroso Jr

Notícias relacionadas