PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 25 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

22 DE JULHO DE 2014

Moradores debatem mudanças de via de direção e segurança


Encontro foi organizado pelo vereador Pedro Kawai (PSDB), após ser procurado pela população local, e realizado na noite desta segunda-feira (21)



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (1 de 6) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (2 de 6) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (3 de 6) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (4 de 6) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (5 de 6) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (6 de 6) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução


Mudança de mão de direção e a ampliação das rondas policiais no bairro Castelinho foram debatidas pela população na noite desta segunda-feira (21) em encontro organizado pelo vereador Pedro Kawai (PSDB). Cerca de 40 pessoas participação da reunião que contou com a presença de Getúlio de Macedo, diretor de trânsito da Semuttran, e do inspetor Antonio Braz Barbosa de Lima, da Guarda Civil Municipal (GCM). “Os moradores entraram em contato comigo e agendamos esta oportunidade para todos pudessem discutir soluções a demandas locais”, disse Kawai. 

A discussão principal ficou em torno de mudanças de mão de direção na rua Octavio Martins Toledo, apresentada como solução pela Semuttran, mas que foi contestada por parte dos moradores. “Fizemos diversas alterações nos sentidos das vias no bairro Castelinho”, observou Getúlio de Macedo, da Semuttran, ao mostrar planilha com intervenções em seis ruas entre as avenidas Dr. Lula e Nove de Julho. “Agora, precisamos definir, junto à população sobre a rua Octávio Toledo, já que houve contestações sobre a mudança nesta via”, declarou.

Os moradores apresentaram opiniões diversas a respeito do que a Semuttran deveria fazer na via. Havia quem defendeu a mão única de direção (em qualquer um dos sentidos), com o objetivo de criar maior segurança aos motoristas e pedestres, mas também para evitar colisões em carros parados, já que a rua tem estacionamento dos dois lados. Outros defendiam que a Prefeitura Municipal proibisse as vagas e mantivessem as via binária (ida e volta). 

“As ruas de Piracicaba foram feitas com cerca de sete metros de largura”, explica Macedo. O técnico da Semuttran também informou que as vagas laterais consomem dois metros em cada lado, sobrando apenas três metros de via para rodagem. “Desta forma, é preciso fazer algumas escolhas em como a rua deverá ficar”, disse ele, ao lembrar que existe uma tendência de definição de mãos únicas em bairros, “devido ao crescimento do fluxo de veículos”, disse.

Depois do encontro a Semuttran ficou com o compromisso de apresentar uma solução a ser definida pelos moradores. “Vamos tentar demonstrar tecnicamente qual será a melhor solução a ser tomada”, disse Macedo. Já o vereador Pedro Kawai (PSDB) exaltou a participação popular na reunião. “Tivemos uma grande participação, o que demonstra o interesse da comunidade em interferir nas decisões do poder público, o que é bastante salutar”, avaliou.

SEGURANÇA – Os moradores também demonstraram preocupação quanto à segurança no bairro, que tem registrado diversos problemas com roubos e furtos. “Já chegamos a ter a Associação dos Passarinheiros (Sopapi) assaltada enquanto estávamos realizando um torneio”, disse Paulo Cesar Spada, vendedor e presidente da Sopapi. Como resposta aos moradores, o inspetor Antonio Lima disse que encaminhará as demandas ao comando da GCM para definir novas ações na tentativa de coibir a ação de ladrões no bairro.



Texto:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337


Legislativo Pedro Kawai

Notícias relacionadas