PIRACICABA, TERÇA-FEIRA, 16 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

16 DE DEZEMBRO DE 2019

Moção enaltece 165 anos de fundação da Santa Casa de Misericórdia


Propositura é de autoria do vereador André Bandeira (PSDB)



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Assessoria parlamentar (1 de 7) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (2 de 7) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (3 de 7) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (4 de 7) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (5 de 7) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (6 de 7) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (7 de 7) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar Salvar imagem em alta resolução


Na manhã da última sexta-feira (13), o vereador André Bandeira entregou a moção de aplausos 54/2019 à Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Piracicaba pelos 165 anos de fundação, por meio do seu provedor João Orlando Pavão; vice-provedor Alexandre Valvano Neto; primeiro-secretário Diovaldo Ângelo Pizzinatto; segundo-secretário José Luiz Alcarde; primeiro-tesoureiro Adilson Toniolo; e segundo-tesoureiro César Marcon Storer. 

A entrega também contou com a presença da vereadora Adriana Cristina Sgrigneiro Nunes, a Coronel Adriana (CID), e do vereador Ary Pedroso Jr. (SD).

A Santa Casa de Piracicaba foi fundada em 25 de dezembro de 1854 pelo comerciante português José Pinto de Almeida e é uma das instituições de saúde mais tradicionais do Brasil, constituindo uma das estruturas mais consolidadas do sistema de hospitais de misericórdia, tradição portuguesa trazida ao Brasil pelos jesuítas e que deu início à história da atenção hospitalar à época da colonização e durante o Império.

“A Santa Casa de Piracicaba honra a memória de seu fundador e mantém visão de futuro constituindo-se, hoje, num dos complexos hospitalares mais respeitados do país, sendo referência para outras 25 cidades da região”, destacou o parlamentar.

Sua missão, como cita o vereador, é a de promover a saúde e a qualidade de vida por meio de assistência hospitalar especializada, de forma humanizada a toda a comunidade fundamentada na filantropia.

O texto da moção que o vereador entregou à instituição informa ainda da parceira da Prefeitura do Município de Piracicaba, na manutenção do sistema público de saúde, que permite a manutenção de 360 leitos (mais de 60% deles destinados ao SUS) e serviços de alta complexidade que garantem, inclusive, a realização de cirurgias cardíacas; transplantes renais e de córneas. "Seu centro cirúrgico é amplo e em suas salas, devidamente equipadas, são realizadas em média 50 cirurgias todos os dias", diz o vereador.

O parlamentar também destacou que o avanço tecnológico é outra vertente do crescimento do local, que está presente também na atuação 24 horas do Serviço de Pronto Atendimento; do Emcor (Serviço de Emergências do Coração) e seu Centro de Hemodinâmica; do Departamento de Urologia; do Instituto de Radiologia, com ressonância magnética e tomografia computadorizada; do Setor de Hemodiálise; da Unidade de Oncologia e da Clínica de Reprodução Humana.

“É assim que a Santa Casa de Piracicaba alimenta a cada dia a missão de promover a saúde por meio de assistência hospitalar especializada de forma humanizada.  É assim que a Irmandade projeta seus valores, voltados à ética, transparência, humanização, comprometimento, valorização profissional, compromisso com o meio ambiente e estímulo à fraternidade”, disse.



Texto:  Assessoria parlamentar
Revisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583


Homenagem André Bandeira

Notícias relacionadas