PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 25 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

17 DE NOVEMBRO DE 2017

Moção de Kawai reconhece trabalho da Associação dos Fornecedores


A honraria foi entregue no expediente da reunião ordinária de ontem (16) e, destaca os 70 anos da entidade em relevantes serviços prestados à população.



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (1 de 5) Salvar imagem em alta resolução

Moção de Kawai reconhece trabalho da Associação dos Fornecedores

Moção de Kawai reconhece trabalho da Associação dos Fornecedores
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (2 de 5) Salvar imagem em alta resolução

Moção de Kawai reconhece trabalho da Associação dos Fornecedores

Moção de Kawai reconhece trabalho da Associação dos Fornecedores
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (3 de 5) Salvar imagem em alta resolução

Moção de Kawai reconhece trabalho da Associação dos Fornecedores

Moção de Kawai reconhece trabalho da Associação dos Fornecedores
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (4 de 5) Salvar imagem em alta resolução

Moção de Kawai reconhece trabalho da Associação dos Fornecedores

Moção de Kawai reconhece trabalho da Associação dos Fornecedores
Foto: Emerson Pigosso - MTB 36.356 (5 de 5) Salvar imagem em alta resolução

Moção de Kawai reconhece trabalho da Associação dos Fornecedores

Moção de Kawai reconhece trabalho da Associação dos Fornecedores
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Moção de Kawai reconhece trabalho da Associação dos Fornecedores






A Câmara de Vereadores de Piracicaba reservou parte do expediente da 67ª reunião ordinária de ontem (16), em ato solene, na entrega da moção de aplausos 95/2017, de autoria do vereador Pedro Kawai (PSDB), que parabeniza a Afocapi (Associação dos Fornecedores de Cana de Piracicaba), pelos 70 anos de existência.

Na oportunidade, o parlamentar destacou o papel da Casa de Leis, no reconhecimento do trabalho da Associação, referência para o Brasil, acima de tudo gerando recursos ao país, evidenciando a forte atuação da cidade no setor. "Afocapi, além de defender uma classe, tem um trabalho gigantesco, em trabalho dígno, honesto e acima de tudo, comprometido com o setor sucroalcoleiro", disse.

No recebimento da homenagem, o presidente da Afocapi, José Coral falou do prazer de novamente estar na Casa de Leis e, ser agraciado pelos vereadores. Enfatizou que o Hospital dos Fornecedores é modelo referencial para o setor, representando um patrimônio da cidade, com quase 70% de atendimento SUS. Citou o legado do líder Domingues José Aldrovandi, que iniciou o projeto do hospital a partir de um pequeno laboratório. "Fazemos o possível e o impossível. Somos referência em tudo. A moção pertence à Câmara, incumbência dos vereadores, em reconhecer os trabalhos", disse.

MOÇÃO Nº 95/17

De Aplausos a Associação dos Fornecedores de Cana de Piracicaba - AFOCAPI, pelos 70 anos de existência.

Considerando que com a necessidade de um trabalho mais direcionado para o fortalecimento e defesa da classe dos fornecedores de cana-de-açúcar de Piracicaba e região, foi criada em 1947 a Associação dos Fornecedores de Cana de Piracicaba - AFOCAPI.

Considerando que a data da primeira assembleia dos fornecedores oficialmente foi em 09 de agosto de 1947, realizada na rua XV de Novembro, 744, na antiga sede da Associação Rural, sendo presidida pelo Sr. José Francisco de Freitas (agrônomo regional) onde foi feita uma exposição dos objetivos da entidade, discussão dos estatutos sociais e aprovação dos nomes da primeira diretoria provisória, que na época, usaram da palavra, o Sr. Marcelo Nogueira de Lima e o Sr. Lino Morganti, que se congratularam com a criação da associação.

Considerando que é uma entidade que atua em defesa dos fornecedores de cana-de-açúcar. Possui uma forte representação em assuntos políticos, sociais, econômicos e tecnológicos.

Considerando que  com mais de 60 anos de história, a entidade tem o maior quadro de associados do Estado de São Paulo e visa oferecer o melhor atendimento, com rápido poder de decisão, beneficiando o produtor rural.

Considerando que foi criado em 1978 o Departamento Técnico Agronômico – DTA e desde então desempenha um importante papel junto aos associados e cooperados. Seu principal foco é a Assistência Técnica e Extensão Rural. 

Considerando que atua nas áreas de abrangência da AFOCAPI e da COPLACANA. Conta com 30 profissionais fixos sendo: Química, Técnica Química, Agrônomos, Técnicos em Agropecuária, Tecnólogos em Açúcar e Álcool, Topógrafos, Administrativos e Estagiários.

Considerando que por ocasião das safras, são contratados mais aproximadamente 55 profissionais para a fiscalização da entrega de cana nas usinas. Estão atentos as inovações tecnológicas e buscam constantemente a capacitação por meio de treinamentos sobre as melhores técnicas, facilitando a assistência direta aos produtores.

Considerando que hoje a AFOCAPI está sediada no Centro CANAGRO “José Coral”, juntamente com outras três entidades representativas dos fornecedores, que são: Cooperativa dos Plantadores de Cana do Estado de São Paulo – COPLACANA, Cooperativa de Crédito Rural dos Fornecedores de Cana e Agropecuaristas da Região de Piracicaba – COCREFOCAPI e o Sindicato Rural de Piracicaba e Região (Patronal) – SINDIRPI, localizados na Av. Comendador Luciano Guidotti, 1937, Bairro Caxambu, Piracicaba – SP.

Considerando que, em toda a sua estrutura e departamentos, existem a Estação Experimental, Laboratórios de Solos, Laboratório de Análises Nematológicas, Setor de Pragas e Doenças, Setor de Topografia, Setor Ambiental, Departamento Técnico Agronômico e Assistência Técnica

Considerando que, a AFOCAPI é mantenedora do Hospital dos Fornecedores de Cana localizado na Vila Rezende, entidade filantrópica que abrange 33 municípios da região de Piracicaba, contando com um corpo clínico especializado de 150 médicos, 800 funcionários próprios e 200 terceirizados, possuindo 200 leitos em sua estrutura

Considerando que, a AFOCAPI é uma entidade importante na defesa das questões que envolvem o setor sucroalcooleiro, principalmente os assuntos pertinentes aos fornecedores de cana, com boa representação classista, relacionados a assuntos políticos, sociais, econômicos e tecnológicos e graças ao trabalho de seus líderes, a associação conseguiu ao longo desses anos mudanças na legislação canavieira (Lei Nº 4.870/65) visando à defesa do agricultor e do trabalhador, que contam com assistência médica, odontológica e técnica. A AFOCAPI também é uma das 26 associadas da Organização dos Plantadores de Cana da Região Centro-Sul do Brasil – ORPLANA, que é a maior entidade representativa para os fornecedores desta região.

Diante do exposto, submetemos à apreciação do Plenário, na forma regimental, a presente Moção de Aplausos a Associação dos Fornecedores de Cana de Piracicaba - AFOCAPI, pelos 70 anos de existência, na pessoa do seu Presidente José Coral, do Vice-Presidente Cyro André Carvalho de Freitas, 1º Secretário Arnaldo Antônio Bortoletto, 2º Secretário Bento Antonio de Moraes Neto, 1º Tesoureiro José Benedito Massarutto, 2º Tesoureiro Osmar Domingos Cezarin e como Vogal José Clovis Casarin.



Texto:  Martim Vieira - MTB 21.939
Imagens de TV:  TV Câmara


Homenagem Pedro Kawai

Notícias relacionadas