PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 29 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

12 DE JUNHO DE 2014

Moção de João Manoel enaltece pesquisa de professores


Profissionais da Unimep, Esalq e Fumep terão trabalho reconhecido



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Dados servirão de base para o aperfeiçoamento dos profissionais piracicabanos



O presidente da Câmara de Piracicaba, vereador João Manoel dos Santos (PTB), apresentou a moção de aplausos 136/2014 a oito professores doutores da Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba), Fumep (Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba) e Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz) pelas relevantes pesquisas sobre o perfil do mercado de trabalho local. A propositura foi aprovada em plenário nesta quinta-feira (12), durante a 5ª Reunião Extraordinária. 

Serão homenageados os professores Ana Maria Carrão, Maria Imaculada de Lima Montebelo, Francisco Constantino Crócomo e Hélio Boaretto Júnior (Unimep); Clayton Daniel Maschietto e Felipe Roger Victor (Fumep); e Eduardo Eugênio Spers e Heliani Berlato dos Santos (Esalq). Em parceria com a Semtre (Secretaria Municipal do Trabalho e Renda) eles realizaram a Pesquisa do Trabalho e Renda em Piracicaba: Desafios e Oportunidades.

A Unimep e a Fumep foram as responsáveis pelo levantamento com empresas, trabalhadores, grupos e empresas de recursos humanos e na faculdades, buscando o perfil do novo trabalhador, os motivos da evasão dos cursos de qualificação profissional existentes, e os desafios das pessoas com deficiência e reabilitados no mercado de trabalho. Os dados servirão para reformular os cursos de qualificações e requalificações oferecidos nas instituições da cidade.

Já a Esalq ficou responsável pela área de renda, com foco no mercado informal e nos microempreendedores individuais, identificando e caracterizando o mercado informal com o objetivo de aproximar o microempreendedor da formalidade. A pesquisa se baseou em entrevista com trabalhadores informais cadastrados na Semtre, entre ambulantes e permissionários do camelódromo, além dos formalizados como microempreendedores.

A proposta nasceu devido à percepção da Semtre de que o setor informal, apesar de sua especificidade, tem se transformado nos últimos anos e muitas pessoas estão em busca da formalização. No entanto, nem sempre estão devidamente orientadas para este fim, o que exigiria uma atuação pontual do setor publico para equacionar essa questão.

Na justificativa do projeto, João Manoel diz que considera relevantes os dados pesquisados, que servem de base para o aperfeiçoamento dos profissionais piracicabanos. O vereador solicita que cópia da moção seja encaminhada ao Secretário Municipal de Trabalho e Renda, Sergio Antonio Fortuoso.



Texto:  Rodrigo Alves - MTB 42.583


Legislativo João Manoel

Notícias relacionadas