PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 29 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

28 DE JUNHO DE 2019

Moção de aplausos homenageará Paróquia Santa Cruz e São Dimas


Propositura é de autoria do vereador Laércio Trevisan Jr. (PL)



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Vereador homenageará paróquia pelos 60 anos de fundação



A moção de aplausos 115/2019, pelos 60 anos de fundação e existência da Paróquia Santa Cruz e São Dimas, foi aprovada nesta quinta-feira (27), na 38ª reunião ordinária. A propositura é de autoria do vereador Laércio Trevisan Jr. (PL) e será entregue ao pároco padre Claudemir Aparecido da Rocha.

No bairro, conhecido na época como Vila Progresso, em 20 dezembro, foi inaugurada uma capela sob a invocação de Santa Cruz. Em 19 agosto de 1956, a imagem de São Dimas também passou a ser entronizada e a capela recebeu mais um título, São Dimas.

Pela expansão da comunidade, dom Ernesto de Paula, bispo da época, decidiu elevá-la à paróquia, desmembrando-a da Paróquia Senhor Bom Jesus do Monte. Sua instalação ocorreu no dia seguinte à posse do primeiro pároco, padre Geraldo Gomes da Silva, que esteve à frente da comunidade até 22 de junho de 1962.

Na primeira administração do monsenhor José Nardim teve início a construção da nova matriz. Com o apoio da Sociedade Beneficente Amigos do Bairro São Dimas, a antiga capela foi demolida para dar lugar ao templo, cuja estrutura arquitetônica forma uma cruz grega.

A paróquia foi fundada em 1º de outubro de 1959. A pedra fundamental foi lançada em 1º de maio de 1963 e, já em dezembro do ano seguinte, embora em obra, a nova igreja era utilizada para celebrações.

“Ao lado da nova matriz há um cruzeiro de mármore, sinal vivo e histórico da devoção à Santa Cruz, transferido para lá em 1989, motivo de orgulho da comunidade do bairro São Dimas e digno de elogios por parte desta Casa de Leis”, comentou o vereador. 



Texto:  Larissa Souza
Revisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583


Legislativo Laércio Trevisan Jr

Notícias relacionadas