PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 19 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

27 DE OUTUBRO DE 2017

Milton Costa enaltece o trabalhador da construção civil


O sindicalista ocupou a tribuna da Câmara para reverenciar o dia destes profissionais



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Milton Costa enaltece o trabalhador da construção civil






O presidente do Sinticompi (Sindicato da Construção Civil de Piracicaba), Milton Costa ocupou a tribuna popular da Câmara, na 62ª reunião ordinária de ontem (26) para destacar a importância do dia 26 de outubro, quando se homenageia os trabalhadores desta categoria.

O sindicalista discorreu sobre os avanços da categoria nos últimos anos, na representação de mais de 15 mil trabalhadores, sendo que os principais desafios ainda está na condição do desemprego, na garantia de qualificação profissional, a alfabetização, saúde e segurança e os prejuízos que a reforma trabalhista poderá trazer.

Milton Costa destacou diversas parcerias estabelecidas pelo Sinticompi em Piracicaba para garantir maior participação dos funcionários. E, discorreu sobre a atuação de suas sucessivas gestões, quando assumiu a diretoria há 17 anos, onde a cidade praticamente era uma terra sem lei, para o trabalhador da construção civil, onde poucos eram registrados, onde dificilmente recebiam segurança, sendo as condições precárias piores possíveis, onde não havia banheiro, água potável, vestiário, local para refeição, enfim, não tinham o mínimo para garantir a própria higiene, sendo que foi com muito trabalho e parceria, a exemplo do Cerest (Centro de Defesa do Trabalhador), Ministério do Trabalho, Ministério Público do Trabalho, juntamente com outras entidades, que tiveram bom senso, que boa parte do empresariado do setor, foi possível estabelecer um diálogo, com a transformação da realidade.

Costa enfatizou que hoje o trabalhador da construção civil de Piracicaba tem um dos melhores pisos da categoria no Estado de São Paulo, com inúmeros benefícios garantidos, além de incentivo aos estudos, a exemplo do projeto Construindo o Saber, com aulas no Sindicato e canteiros de obras. "Participamos ativamente no Comitê Regional de Segurança Civil, assim como atuamos na Comissão Municipal de Emprego, sendo que o trabalhador tem sim, o que comemorar nesta data, com reconhecimento de direito e de fato da sua profissão”, concluiu o sindicalista.

O vereador Gilmar Rotta (PMDB) parabenizou Milton Costa pela fala em nome dos trabalhadores, e anunciou a ideia de se criar em Piracicaba uma reunião solene para contemplar estes cidadãos.  

O presidente da Câmara, Matheus Erler (PTB) também referendou a fala do sindicalista, principalmente em alusão a que estes trabalhadores de fato são construtores de sonhos.

O vereador Osvaldo Airton Schiavolin, o Tozão (PSDB) também enfatizou a importância do trabalho em equipe, que possibilita parcerias no setor da construção civil.



Texto:  Martim Vieira - MTB 21.939
Imagens de TV:  TV Câmara


Tribuna Popular

Notícias relacionadas