PIRACICABA, TERÇA-FEIRA, 23 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

11 DE FEVEREIRO DE 2015

Mesa e Simespi debatem ações em defesa do setor sucroalcooleiro


Visita dos novos membros da Mesa Diretora à entidade patronal serviu para estreitar relação e firmar parceria de trabalho



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Davi Negri - MTB 20.499 Salvar imagem em alta resolução

Visita estreitou relacionamento da Câmara com o Simespi



Os vereadores da Mesa Diretora da Câmara visitaram, na noite de ontem (10) a diretoria do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas, de Material Elétrico, Eletrônico, Siderúrgicas e Fundições de Piracicaba, Saltinho e Rio das Pedras (Simespi), com a intenção de estreitar o relacionamento e discutir a formalização de uma parceria para a defesa do setor sucroalcooleiro que, nos últimos meses, enfrenta muitas dificuldades frente à instabilidade da economia brasileira.

O presidente do Simespi, Euclides Baraldi Libardi, abriu a reunião parabenizando os novos integrantes da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores. Segundo ele, houve uma total renovação dos integrantes da Mesa, com vereadores em seu primeiro mandato, e as primeiras mudanças já agradam a população. Ele aproveitou a visita para colocar a entidade à disposição do Legislativo e pediu para que seja formalizada uma parceira neste momento de crise.

O presidente da Câmara, vereador Matheus Erler (PSC), enfatizou que a proposta do Legislativo é se tornar um aliado do Simespi e, consequentemente, das empresas que o sindicato representa em Piracicaba e região. “Neste momento difícil, da crise que paira sobre o País, precisamos estar juntos para discutir medidas que amenizem a intensidade das demissões em Piracicaba, principalmente na indústria”, disse.

A proposta do Simespi é, a partir da Câmara de Piracicaba, dar início a uma parceria para defender o setor sucroalcooleiro. Acontece que, com a crise instalada na Petrobras, as empresas de Piracicaba estão encontrando dificuldades para receber da estatal e também não surgem novos contratos. O resultado disso tudo, segundo Paulo Estevam de Camargo, diretor administrativo-financeiro da entidade patronal, é o enfraquecimento da indústria local. Para ele, “a crise já chegou às indústrias, principalmente às ligadas ao setor sucroalcooleiro. A política dos últimos anos prejudicou demais a indústria, mesmo com os incentivos aos setores automotivo e agrícola”.

O Simespi, como relatou terceiro vice-presidente, Tarcisio Angelo Mascarim, já vem se mobilizando para enfrentar a crise industrial. Uma das medidas foi levar uma pauta de reivindicações ao governador do Estado, Geraldo Alckmin, e ao secretário de Estado da Agricultura, deputado federal licenciado Arnaldo Jardim, com a proposta de que o governo crie incentivos para viabilizar a construção de 55 usinas em todo o Estado, ampliando a produção de 10 para 13 bilhões de litros de etanol/ano. Segundo Mascarim, o Estado pode garantir a retomada do setor sucroenergético. 

Para Matheus Erler, a reunião com o Simespi foi importante para marcar essa aproximação entre o Legislativo e a entidade, considerando que, se a indústria vai bem, o município gera mais empregos e ainda capta impostos para reinvestir em melhorias para toda a sociedade, nas áreas da saúde, educação, segurança, lazer e outras. Gilmar Rotta, ao final do encontro, pediu que o Simespi encaminhe à Câmara um rol de propostas para nortear a parceria.

Da reunião participaram os vereadores Matheus Erler, Pedro Kawai, Gilmar Rotta e Ronaldo Moschini. Representando a diretoria do Simespi, Euclides Baraldi Libardi, Tarcisio Mascarim, Suely Agostinho, Deovaldo Pachane, Paulo Estevam de Camargo, Roberto Tadeu Chamma e Roberto Soriano.

DEPOIMENTOS

Gilmar Rotta (PMDB), vice-presidente da Câmara, agradeceu a recepção da diretoria do Simespi e também defendeu que o Poder Legislativo fique mais perto da população e de todos os segmentos da sociedade, sempre com respeito. “Tenho certeza de que estamos no caminho certo para que se busque uma sinergia entre a Câmara, a população, os movimentos sociais e os representantes das empresas, do comércio e do serviço”, enfatizou o vereador peemedebista.

Na mesma linha da defesa da parceria, Pedro Kawai (PSDB), 1º secretário da Câmara, defendeu a união da Câmara, como caixa de ressonância da sociedade, com o Simespi para buscar melhorias e ações positivas que possam amenizar os efeitos da greve crise que vive o Brasil. Kawai reformou a proposta de união: “Vamos unir nossas forças para buscar exemplos que possam ajudar a minimizar os efeitos da crise sobre os trabalhadores”.

O vereador e 2º secretário da Mesa Diretora da Câmara, Ronaldo Moschini, disse que espera colher bons frutos na parceria do Poder Legislativo com o Simespi. “Se a indústria entrar em crise e permanecer por muito tempo, os reflexos serão sentidos em toda a cidade. O trabalhador, além de perder o seu emprego, tem outras perdas, como o convênio médico. Sem apoio médico particular, trabalhador e familiares terão que buscar saúde na rede pública, podendo sobrecarregar a prestação desse serviço, onde trabalho há anos e sou defensor”.



Finanças e Orçamento Ronaldo Moschini Gilmar Rotta Matheus Erler Pedro Kawai

Notícias relacionadas