PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 28 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

20 DE SETEMBRO DE 2018

Mercadão e Shopping recebem ações do Dia de Reanimação Cardiopulmonar


Idealizadas pelo médico e vereador dr. Ronaldo Moschini, atividades acontecem no próximo sábado, nos três períodos



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Data integra o Calendário Oficial de Eventos do Município



No próximo sábado (22), acontece em Piracicaba a segunda edição do Dia Municipal de Reanimação Cardiopulmonar, proposta pelo vereador Ronaldo Moschini (PPS), médico do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e ginecologista obstetra. Das 8h30 às 12h, as ações se concentram no bolsão de estacionamento do Mercadão Municipal, e das 13h às 22h no Shopping Piracicaba, na praça de alimentação do piso L2.

“As estatísticas mostram que quanto mais pessoas souberem a reanimação cardiopulmonar (conhecida como RCP), mais vidas serão salvas", diz o dr. Ronaldo Moschini. Ele é autor do projeto de decreto legislativo 46/2017, que instituiu na Câmara o Dia Municipal da Reanimação Cardiopulmonar, sempre em setembro, e do projeto de lei 106/2017, para a inclusão da data no Calendário Oficial de Eventos do Município.

A estimativa é que 25% das mortes no país sejam provocadas por infarto e cerca de 66 mil pessoas morram por ano em decorrência do problema. Cerca de 90% das vítimas de parada cardíaca morrem antes mesmo de chegar ao hospital. "Uma reanimação cardiopulmonar imediata pode dobrar, ou mesmo triplicar, as chances da vítima sobreviver", contextualiza o dr. Ronaldo Moschini.

Os procedimentos de reanimação cardiopulmonar contam com a colaboração de cerca de 30 monitores, cedidos pelos hospitais da cidade. A segunda edição é idealizada pelo dr. Ronaldo Moschini com a médica Juliana Barbosa Previtalli, presidente regional da Socesp (Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo).

O público leigo que possui interesse em conhecer os procedimentos, que dura aproximadamente 10 minutos, não precisa de inscrição prévia. A equipe irá ensinar como reconhecer uma parada cardiorrespiratória e as formas adequadas de realização da massagem de reanimação (que será feita em bonecos). Também serão distribuídas cartilhas. Os participantes receberão certificados.

SERVIÇO – 2º Dia Municipal de Reanimação Cardiopulmonar – Uma ação pela vida. Sábado, 22 de setembro, das 8h às 12h, no Mercado Municipal (rua Governador Pedro de Toledo, Centro), e das 13h às 22h, na praça de alimentação do piso L2 do Shopping Piracicaba (avenida Limeira, 722, Areão).



Texto:  Rodrigo Alves - MTB 42.583


Saúde Ronaldo Moschini

Notícias relacionadas