PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 28 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

26 DE FEVEREIRO DE 2018

Memorial afro-brasileiro: Capitão Gomes faz indicação da obra


Parlamentar sugere que Prefeitura contemple a comunidade negra local na implementação do projeto, nas dependências da praça Dr. Jorge Tibiriçá



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (1 de 2) Salvar imagem em alta resolução

Memorial Afro-Brasileiro na praça: Capitão Gomes faz indicação da obra

Memorial Afro-Brasileiro na praça: Capitão Gomes faz indicação da obra
Foto: Gustavo Annunciato - MTB 58.557 (2 de 2) Salvar imagem em alta resolução

Projeto salão de festas

Projeto salão de festas
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Memorial Afro-Brasileiro na praça: Capitão Gomes faz indicação da obra



O vereador Carlos Gomes da Silva, o Capitão Gomes (PP), na última quinta-feira (22), protocolou na Câmara a indicação 527/2018, que sugere ao Executivo acolher a aspiração da comunidade negra na construção de memorial afro-brasileiro na Praça Dr. Jorge Tibiriçá, em homenagem aos escravos ali sepultados, no período da escravidão no Brasil. 

Na justificativa do pedido ao Executivo, o vereador Capitão Gomes ressalta que a história de Piracicaba comprova que durante o período da escravatura, o trecho compreendido no quadrilátero formado pelas ruas Alferes José Caetano, Treze de Maio, Rosário e Voluntários de Piracicaba, estava construído o cemitério da cidade. 

Com a construção do Cemitério da Saudade, nos altos da avenida Independência, no ano de 1849, os restos mortais das pessoas brancas foram trasladados para o novo cemitério, ficando os restos mortais dos escravos, no mesmo local. 

Com o passar dos tempos, o local foi aproveitado para a construção da Escola Estadual Dr. Moraes Barros e a praça denominada de “Dr. Jorge Tibiriçá”. Atualmente, o representante da Irmandade de São Benedito, José Mariano trabalha junto às autoridades no sentido da construção de um memorial afro-brasileiro para homenagear os escravos negros que faleceram nesta cidade até a Abolição da Escravatura, em 1888. 

Essa ideia foi consubstanciada em entrevista concedida por José Mariano no último dia 28 de janeiro ao Jornal de Piracicaba. A defesa do representante da comunidade negra na cidade é de que se fará justiça cultuar a memória dos milhares de escravos que aqui residiram e ajudaram, com trabalho, a alavancar o desenvolvimento local. 

"Por tal motivo, apresentamos ao prefeito Barjas Negri (PSDB) a indicação, no sentido de que determine a realização de estudos de viabilidade desse monumento, que virá a enriquecer a história de Piracicaba e de seu povo", registrou Capitão Gomes (PP). 

SALÃO DE FESTAS - Os encaminhamentos do vereador Capitão Gomes em nome da comunidade negra local, que também conta com o apoio de outros parlamentares, ainda pode ser observado por ocasião do projeto de salão de festas da Irmandade de São Benedito, que seria edificado no entorno da Igreja de São Benedito, quando, na época, em janeiro de 2010, o prefeito Barjas Negri deu sinal verde para o empreendimento, desde que o Condepac (Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Piracicaba) aprovasse a obra. 

A Irmandade apresentou o projeto de construção do salão, com cerca de 232 metros quadrados, que seria erguido utilizando parte da rua sem nome na época, hoje denominada de Elisabete Aparecida Nogueira Soares, que liga a São José à rua do Rosário. 

"Este projeto atende uma antiga reivindicação da Irmandade e faz justiça à comunidade negra", afirmou, na ocasião, o vereador Capitão Gomes.



Texto:  Martim Vieira - MTB 21.939


Cidadania Carlos Gomes da Silva

Notícias relacionadas