PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 29 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

30 DE JUNHO DE 2017

Medalha Musical é adicionada ao decreto que unifica solenidades


Projeto de decreto legislativo 17/2017 foi aprovado pela Câmara e o dispositivo foi adicionado ao decreto legislativo 32/2015 que unifica solenidades por similaridade.



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução


A Medalha de Mérito Musical "José Rico Alves dos Santos", aprovada na 36ª reunião ordinária, foi adicionada ao decreto legislativo 32/2015, que unifica solenidades da Câmara de Vereadores de Piracicaba, criando comemorações de categoria por similaridade. A votação ocorreu durante a 39ª reunião ordinária, na noite desta quinta-feira (29).

O projeto de decreto legislativo 17/2017, de Marcos Abdala (PRB), institui na Câmara a Medalha Musical "José Rico" para homenagear artistas de música raíz, sertaneja ou caipira.

Para o tributo, a Casa designará comissão, formada por quatro membros e integrada por assessores parlamentares e funcionários, a fim de acompanhar a seleção dos homenageados. A comissão será presidida por membro indicado pelo gabinete do vereador autor do projeto ou, no caso de impossibilidade, por quem a Câmara designar em votação no plenário.

“A música da terra, como toda manifestação artística, surgiu de uma necessidade da sociedade rural de expressar através de canções, suas venturas e desventuras, alegrias e tristezas, prazeres e dores. Lógico que os temas estão vinculados à sua realidade de vida, seus modos e costumes, bem como a seus princípios éticos, religiosos e morais.

“Dentro desta ótica, podemos afirmar que suas raízes são genuinamente nacionais e sua proximidade ao country americano se dá, exatamente, por estas razões, pois lá como aqui, o movimento está intimamente ligado a terra e a regionalismos, resultantes da caminhada em direção ao interior, em busca de melhores condições de vida, e porque não dizer, de riqueza”, justifica o parlamentar.

Abdala cita que José Rico foi um dos nomes mais importantes na consolidação deste estilo musical. José Alves dos Santos nasceu em 20 de junho de 1946, em São José do Belmonte (PE) e integrou o duo “Gargantas de Ouro” no início dos anos 70, com Romeu Januário de Matos (Milionário). Da década de 80 o grupo passou a se chamar Milionário & José Rico.

“Embora não seja um piracicabano nato, José Rico foi referência da música brasileira. Por essa razão, criamos essa medalha para homenagear os cantores de nossa querida Piracicaba”, comenta o vereador.



Texto:  Lucas Lima
Supervisão:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337


Legislativo Marcos Abdala

Notícias relacionadas