PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 28 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

16 DE AGOSTO DE 2018

Medalha “José Rico” será entregue nesta sexta-feira (17)


Iniciativa do vereador Marcos Abdala (PRB), homenagem enaltece artistas de música caipira e de raiz



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Assessoria parlamentar Salvar imagem em alta resolução

Iniciativa da homenagem partiu do vereador Marcos Abdala (PRB)



A entrega da Medalha de Mérito Musical “José Rico Alves dos Santos” será entregue nesta sexta-feira (17), a partir das 19h, na Casa do Povoador (avenida Beira Rio, 800), para as duplas Pedro e Pedrinho, Moisés Rico e Gabriel, Luís Cássio e Devair e Craveiro e Cravinho, e aos cantores Alladin e Lourenço Prado. A iniciativa é do vereador Marcos Abdala (PRB). 

“Criamos essa medalha para homenagear e estimular os cantores de Piracicaba e região. O estímulo de duplas fortalece ainda mais essa cultura tão tradicional", afirmou o vereador. Abdala avalia que a condecoração fortalece o trabalho para resgate das músicas raíz e caipira.

A homenagem foi aprovada durante a 36a reunião ordinária, realizada em 2017, a partir do protocolo do decreto legislativo 17/2017. A seleção dos artistas que receberão a comenda foi acompanhada por uma comissão formada por quatro membros, entre funcionários e assessores legislativo da Câmara, e indicada pelo gabinete do parlamentar. 

“A música da terra, como toda manifestação artística, surgiu da necessidade da sociedade rural de expressar, por meio de canções, suas alegrias e tristezas”, avalia Abdala. “Lógico que os temas estão vinculados à sua realidade de vida, a seus modos e costumes, bem como a seus princípios éticos, religiosos e morais. Dentro dessa ótica, podemos afirmar que suas raízes são genuinamente nacionais", destacou. 

José Rico foi um dos nomes mais importantes na consolidação desse estilo musical. “Embora não seja um piracicabano nato, José Rico foi referência da música brasileira. Por essa razão, criamos esta medalha para homenagear os cantores de Piracicaba e região”, conta.



Texto:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337


Legislativo Marcos Abdala

Notícias relacionadas