PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 29 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

11 DE JULHO DE 2017

Marcos Abdala recebe a visita do cantor Craveiro


Vereador falou sobre a instituição da medalha "José Rico", que premia destaques da música caipira e raiz



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Assessoria parlamentar Salvar imagem em alta resolução


O vereador Marcos Abdala (PRB) recebeu, na última semana, a visita do cantor Craveiro, da dupla caipira Craveiro e Cravinho. Durante a conversa, o parlamentar falou sobre a instituição da medalha de mérito musical “José Rico”, que tem o objetivo de premiar grandes nomes da música caipira e raiz, além de incentivar a criação e evolução de novas duplas.

Craveiro parabenizou a iniciativa de instituição da medalha e também exaltou o interessoe do parlamentar em lutar para manter viva a música sertaneja raiz e caipira. “A escolha do nome de uma pessoa referência na música é extremamente relevante para incentivar as novas gerações”, afirmou o cantor.

Para Abdala, receber a visita e o apoio da dupla fortalece o trabalho para o resgate a música raiz e caipira. “Criamos essa medalha para homenagear e estimular os cantores de nossa querida Piracicaba. O estímulo de duplas como Craveiro e Cravinho vem mostrar que nosso trabalho está no caminho certo”, reforçou.

HISTÓRIA - A dupla Craveiro e Cravinho, cantores e compositores, nascidos na cidade de Pederneiras interior de São Paulo, filhos de violeiro e catireiro, começaram a cantar ainda crianças nas fazendas próximas à sua cidade natal.

No início dos anos 50 começaram a se apresentar mais sistematicamente cantando na rádio Cultura de Pederneiras. Logo depois, se mudaram para a cidade de Piracicaba, onde ingressaram, em 1958, na rádio Difusora de Piracicaba com programas exclusivos da dupla. 

Com o sucesso alcançado na emissora piracicabana, os irmãos Craveiro e Cravinho, no ano de 1962, foram convidados pela gravadora Chantecler em São Paulo a realizar a gravação do primeiro disco, em 78 rotações, contendo de um lado a moda de viola “mata deserta” e do outro lado o cateretê “ponta de faca”, ambos de autoria da dupla.

Em vista do sucesso, fincaram raízes no meio musical sertanejo, comprovado pelo lançamento de oito 78 rotações e sete LPs, todos pela gravadora Chantecler, na qual permaneceram por 30 anos. Ainda somam a carreira mais dois CDs lançados pela gravadora Allegretto e quatro CDs pela gravadora Warner, totalizando assim 21 álbuns, além de participações em projetos de outros artistas, como o CD “Meu reino encantado” com Daniel, DVD “100% caipira” e participação em dois DVDs da dupla Cezar e Paulinho.

Ao longo da carreira a dupla apresentou diversos programas de rádio e televisão como as já citadas rádio cultura de Pederneiras, rádio Difusora de Piracicaba, também a rádio Piratininga de São Paulo, rádio Nacional de São Paulo, rádio Record de São Paulo, rádio e TV Bandeirantes de São Paulo, na qual faziam parte do elenco do programa "Som Verde" durante dois anos consecutivos e, atualmente, apresentam um programa na rádio Educadora de Piracicaba, que está no ar desde 1998.

Dentre troféus e homenagens que a dupla detém estão: títulos de cidadão piracicabano concedido pela Câmara de vereadores de Piracicaba em reconhecimento pela grande divulgação da música caipira e da cidade de Piracicaba por todo Brasil, o Troféu “Galo de ouro” (símbolo da gravadora Chantecler) por 30 anos de gravação em discos na mesma companhia.

Um marco importante e significativo na carreira da dupla foi quando participaram de uma solenidade cantando para o então presidente João Batista Figueiredo e o presenteando com uma viola caipira, Craveiro e Cravinho receberam então uma homenagem como a dupla do presidente.

Outra passagem que enriquece a trajetória da dupla foi quando, no ano de 2007, tiveram a oportunidade de divulgar a música caipira fora do Brasil, com quatro shows nos Estados Unidos, nas cidades de Nova York e Long Branch.

Craveiro e Cravinho continuam se apresentando em shows por todo Brasil, programas de rádio e televisão sempre divulgando a boa moda raiz e a cultura caipira.



Texto:  Assessoria parlamentar Débora Bontorim Saia
Supervisão:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337


Legislativo Marcos Abdala

Notícias relacionadas