PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 25 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

07 DE NOVEMBRO DE 2018

Marcos Abdala participa de lançamento do #DoaPira


Parlamentar é autor do projeto que originou a lei no município



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Assessoria parlamentar (1 de 5) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (2 de 5) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (3 de 5) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (4 de 5) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (5 de 5) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar Salvar imagem em alta resolução


O vereador Marcos Abdala (PRB), autor do projeto de lei que deu origem à lei municipal 8.912/2018, que inclui o Dia de Doar no Calendário Oficial do Município, participou na tarde de ontem (7), do lançamento da campanha que tem como slogan #DoaPira: quem doa, transforma!, promovida pela Prefeitura do Município de Piracicaba, por meio do Fundo Social de Solidariedade, em parceria com o Espaço Pipa e o Centro de Reabilitação Piracicaba.

A ideia surgiu no Brasil em 2013 e, neste ano, a sociedade será motivada a fazer alguma doação, assim como acontece nos Estados Unidos e em alguns países da Europa. O evento tem o apoio do Fundo Social de Solidariedade, da rádio Educativa FM e da Via Ágil. O #diadedoar é organizado no Brasil pela Associação Brasileira de Captadores de Recursos e Umbigo do Mundo Comunicação Estratégica (ABCR) e conta com o apoio da Agência Benjamin, da Fecap. Sua origem é nos Estados Unidos, a partir do GivingTuesday.

Hoje, é uma campanha mundial com mais de 45 países oficialmente participantes. O seu intuito é de promover a cultura de doação de maneira descentralizada, criando estímulos para que ONGs de regiões periféricas consigam recursos com pessoas mais próximas. E que grandes ONGs se movimentem ainda mais, que uma empresa resolva dobrar doações feitas. O objetivo da campanha é gerar mobilização das pessoas para contribuir, a partir da celebração do doar, neste dia.

No lançamento, Marina Pechlivanis, sócia fundadora da Agência de Comunicação Umbigo do Mundo - uma das instituições idealizadoras do Dia de Doar no Brasil – proferiu palestra explicando qual o intuito da campanha. “O Dia de Doar gera base para que as pessoas possam multiplicar a cultura e a consciência da doação”, disse Marina.

Para o prefeito Barjas Negri, Piracicaba abraça a campanha por ser uma proposta que visa o voluntariado. “Vivemos em um país com grandes diferenças sociais e os voluntários, em todas as esferas, cumprem um importante papel de ajudar os menos favorecidos”, afirmou.

O vereador Marcos Abdala disse que a data escolhida para o evento é “oportuna e ideal, já que é o Dia de Ação de Graças, e simboliza a gratidão e o reconhecimento pelas bênçãos e bons acontecimentos”. Abdala lembrou ainda que além de recursos financeiros ou materiais, também é importante se doar. “Quem não tem nada pode doar um abraço, uma visita, uma hora de conversa”, afirmou.

Em Piracicaba, toda a população poderá doar e tornar pública a sua doação a partir do uso da hashtag #diadedoar e #DoaPira nas mídias sociais e na página facebook.com/DoaPiracicaba.

DOAÇÕES -- São muitas as maneiras de participar do #DoaPira. Vale todo tipo de doação, desde recursos financeiros, materiais de construção, equipamentos eletroeletrônicos e até serviços. O importante é mobilizar os que estão a nossa volta, a vizinhança, a equipe de trabalho, a família, amigos.

A pessoas podem encontrar uma organização que esteja participando e verificar como pode ajudá-la: organizar um churrasco, um happy hour, ou qualquer outro evento, e doar a receita para uma organização da sociedade civil, fazer o 'limpa' no armário, promover uma 'venda do bem', revertendo 100% da renda; reunir a família, vizinhos, amigos ou colegas de trabalho, e arrecadar roupas, alimentos ou verba, e fazer a entrega em um abrigo, creche ou instituição local no dia 27 de novembro.

As empresas podem estimular as doações a partir de campanha interna com funcionários, ou arrecadações com clientes no ponto de venda; doar parte do faturamento do dia, ou de algum produto, como é o caso do MC Dia Feliz, e divulgar na imprensa e para seus consumidores. É possível também estimular que os funcionários realizem alguma ação voluntária no #DoaPira, e mobilizar a equipe para isso.

Estudantes também podem participar, doando seu tempo e energia articulando uma campanha para que outras pessoas de sua rede doem recursos ou sejam voluntários em organizações de sua comunidade.

Por parte das organizações, a campanha no município torna-se um incentivo para que cada instituição se prepare a fim de buscar o que mais necessita com a Dia de Doar, definindo um objetivo, comunicando o que deseja e buscando parceiros. “Este é o primeiro ano oficial do Dia de Doar em Piracicaba. Queremos que a cidade se torne referência no Estado como cidade solidaria”, disse o prefeito Barjas Negri. Para isso, é importante não deixar de divulgar sua doação utilizando #DiaDeDoar #DoaPira.



Texto:  Assessoria parlamentar
Revisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583


Cidadania Marcos Abdala

Notícias relacionadas