PIRACICABA, TERÇA-FEIRA, 23 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

26 DE JUNHO DE 2017

Marcos Abdala entrega homenagem à família Soledade


Vereador entregou moção de aplausos pela preservação da tradicional festa do Batuque de Umbigada



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Assessoria parlamentar (1 de 11) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (2 de 11) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (3 de 11) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (4 de 11) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (5 de 11) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (6 de 11) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (7 de 11) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (8 de 11) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (9 de 11) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (10 de 11) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (11 de 11) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar Salvar imagem em alta resolução


O vereador Marcos Abdala (PRB), acompanhado do prefeito Barjas Negri (PSDB), da primeira-dama Sandra Negri, da secretária municipal da Ação Cultural e Turismo, Rosangela Camolese e do secretário municipal de Trabalho e Renda, Evandro Evangelista, participou da centenária festa afro-brasileira “Batuque de Umbigada” na noite do último sábado (24). O evento é realizado anualmente pela família Soledade, no bairro Pau D´Alhinho.

O “Batuque de Umbigada” é uma dança originária da África, trazida ao Brasil nos navios negreiros na época de colonização e instalada na região do médio Tietê. Em Piracicaba, é preservada e transmitida por gerações da família Soledade. “É uma das manifestações populares brasileira que mais se aproxima da raiz africana”, lembrou o batuqueiro Pedro Soledade.

A secretária Rosangela Camolese parabenizou a família Soledade por conseguir manter a tradição cultural viva em Piracicaba e lembrou que, mesmo em tempos difíceis, a administração municipal tem se empenhado para investir fortemente na cultura piracicabana. “Mesmo em tempos difíceis financeiramente, nosso prefeito continua apoiando e lutando para manter nossa cultura viva. Valorizar eventos como o Batuque de Umbigada é fundamental para manter viva nossa história”, apontou Rosangela.

Para o prefeito Barjas Negri, é um privilégio fazer parte de um evento com uma história tão rica. “Temos que exaltar a família Soledade por manter essa tradição secular que não esquecerei jamais. Contem com a nossa administração e com a Câmara de Vereadores de Piracicaba para que esse evento, essa expressão cultural, continue sobrevivendo de geração em geração”, afirmou.

O vereador Marcos Abdala entregou à família Soledade, moção de aplausos por manter viva a tradicional festa afro-brasileira “Batuque do Umbigada”. A matriarca da família, Deolinda Soledade, recebeu a homenagem das mãos do parlamentar e cópias foram entregues a toda família. “Segundo historiadores, o 'Batuque de Umbigada' está no Brasil desde o século XVI. São expressões culturais que lutam pela sobrevivência e nossa homenagem à família vem de encontro com essa manifestação que vem sendo preservada em Piracicaba e transmitida por gerações”, afirmou Abdala. Depois da entrega das homenagens, as autoridade acompanharam as danças e provaram as comidas típicas do evento.



Texto:  Assessoria parlamentar Débora Bontorim Saia
Supervisão:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337


Cultura Marcos Abdala

Notícias relacionadas