PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 25 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

17 DE MAIO DE 2018

Maestro Jonson ministra oficina de música na Festa das Nações


Vereador comandou as aulas no Teatro “Erotides de Campos”, no Engenho Central



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Comunicação (1 de 4) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Comunicação (2 de 4) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Comunicação (3 de 4) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Comunicação (4 de 4) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Comunicação Salvar imagem em alta resolução


O vereador Jonson Sarapu de Oliveira, o Maestro Jonson (PSDB), ministrou oficinas de música na 35ª Festa das Nações na quarta (16) e quinta-feira (17). As aulas ocorreram no Teatro “Erotides de Campos”, no Engenho Central, e alcançou mais de mil alunos de 8 a 12 anos da rede municipal de ensino. 

A oficina de música é uma das novidades da programação da Festa das Nações e foi custeada com recursos oriundos da Lei Rouanet e contou com apoio da SME (Secretaria Municipal de Educação). 

Os participantes tiveram contato com a cultura de diversos países representados na Festa das Nações, conheceram, por meio da música, particularidades de cada local, instrumentos típicos e canções famosas de cada uma das nacionalidades, entre outras. 

“Nestes dois dias de oficina atingimos o objetivo do projeto, que é levar a música aos jovens e oferecer estímulo para que se interessem pelos instrumentos”, destacou Maestro Jonson. A oficina teve a participação dos músicos Eliezer Silva (trompete), Frank Edson (tuba), Rafael Barros (banjo, violão e cavaco), Maxsuel Randerson (clarinete, flauta e saxofone). 

“A Festa das Nações, além de valorizar a gastronomia de várias nações, traz a cultura delas no traje das rainhas que as representam ou na decoração dos restaurantes. A música é ponto forte de identificação dessas nações”, disse Sandra Negri, presidente do Fundo Social de Solidariedade (Fussp). 

A oficina marca o projeto Música para Todos, criado por Maestro Jonson há 11 anos. Neste trabalho, ele oferece cursos gratuitos com dois anos de duração, em aulas semanais que vão de Fevereiro a Dezembro. Com formação em regência em coral pelo Conservatório de Tatuí, Maestro Jonson é responsável pelo conteúdo de iniciação musical. 

SOLIDARIEDADE - A Festa das Nações é realizada pela Fenapi (Associação Cultural Festa das Nações de Piracicaba) e pela Casa do Bom Menino, com recursos da Lei Rouanet, do Ministério da Cultura, e promovida pela Prefeitura de Piracicaba, por meio do Fussp (Fundo Social de Solidariedade de Piracicaba), com organização da Secretaria Municipal de Governo e Desenvolvimento Econômico. A renda da festa será revertida para 21 instituições sociais de Piracicaba. (Com informações da Assessoria de Imprensa da Festa das Nações, Eleni Destro / Crédito das Fotos: Fotos Perigo)



Texto:  Comunicação
Revisão:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337


Educação Jonson Oliveira

Notícias relacionadas