PIRACICABA, TERÇA-FEIRA, 23 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

22 DE AGOSTO DE 2016

Maestro Jamil Maluf recebe Título de Piracicabanus Praeclarus


Entrega da homenagem aconteceu no sábado (20) antes do início de ensaio aberto da Orquestra Sinfônica de Piracicaba



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Gustavo Annunciato - MTB 58.557 (1 de 3) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Gustavo Annunciato - MTB 58.557 (2 de 3) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Gustavo Annunciato - MTB 58.557 (3 de 3) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Gustavo Annunciato - MTB 58.557 Salvar imagem em alta resolução


Diretor artístico e regente titular da Orquestra Sinfônica de Piracicaba, maestro Jamil Maluf recebeu no último sábado (20) o Título de Piracicabanus Praeclarus, a maior honraria que a Câmara de Vereadores de Piracicaba pode conceder a uma personalidade nascida na cidade. A entrega durante ensaio aberto da OSP, no Teatro Erotides Campos, no Engenho Central, contou com a participação de autoridades locais, entre eles Marcelo Batuíra Losso Pedroso, diretor do Jornal de Piracicaba, e Heloisa Guerrini, representando o prefeito Gabriel Ferrato. 

“Sou apenas o detonador, por que uma orquestra é a soma de muitos esforços”, disse Jamil Maluf, bastante emocionado. Ele destacou o papel transformar da música em uma comunidade, ao comparar com os esportes olímpicos. “Com este trabalho que está sendo feito na cidade, com a retomada da Orquestra Sinfônica, pode ser que cada vez mais pessoas freqüentem esta sala, tanto como público quanto como músico”, disse, ao ser bastante aplaudido pela plateia no Teatro Erotides Campos. 

Marcelo Batuíra Losso Pedroso, diretor do Jornal de Piracicaba, lembrou que a palavra ‘praeclarus’ significa ‘iluminado’, “por isso temos o privilégio de tê-lo de volta à cidade, por você ser uma pessoa iluminada realmente”, destacou o empresário. “É sempre bom deixar claro que, graças a um piracicabano, temos uma orquestra de alto nível”, acrescentou. “Muito obrigado, Jamil, e parabéns à Câmara pela homenagem”, concluiu. 

Durante a solenidade foi apresentado vídeo sobre a história de Jamil Maluf, graduado em regência orquestral na Escola Superior de Música de Detmold, na Alemanha. A característica de atuação do maestro é marcada pela junção do erudito e o popular, sempre com o intuito de tornar a música clássica mais acessível ao grande público.

Apresentou por cinco anos o programa Primeiro Movimento, na TV Cultural, e foi, entre 2005 a 2009, diretor artístico do Theatro Municipal de São Paulo. 

Jamil Maluf participou também dos Seminários para Regentes, com o maestro Sergiu Celibidache. Em 1980, no Brasil, tornou-se regente titular da Orquestra Sinfônica Jovem Municipal, do Theatro Municipal de São Paulo, onde, em 1990, criou a Orquestra Experimental de Repertório, a qual conduziu até 2014.

Em 2000 foi nomeado regente titular da Orquestra Sinfônica do Paraná, tendo sido por duas vezes regente da Orquestra do Festival de Inverno de Campos do Jordão. Por quatro vezes recebeu o prêmio de Melhor Regente de Orquestra pela APCA, o Prêmio Carlos Gomes, como Melhor Regente de Ópera, e o Prêmio Maestro Eleazar de Carvalho, como Personalidade Musical do Ano. 

ORIGEM - Filho de Jamil e Talge, começou os estudos musicais em Campinas, com o acordeom. Sem muito interesse pelo instrumento, passou a se dedicar com mais frequência às aulas de piano, que seu irmão Renato também frequentava. 

A inclinação musical veio do pai, que queria cada filho tocando um instrumento. Ainda na adolescência, Jamil Maluf seguiu para a capital paulista em busca de aprimoramento, descobrindo, nos quatro anos de permanência em São Paulo, vocação para a música erudita. Foi para a Alemanha com a promessa de uma bolsa de estudos não concretizada. Ainda assim, persistiu. 

Ao fundir o popular com o erudito, encantou muitas plateias nas apresentações com Hermeto Paschoal, Arrigo Barnabé, Tetê Espíndola, Vânia Bastos, Premeditando o Breque, ltamar Assunção, Sepultura, Lenine, Gal Costa, Zizi Possi, Ná Ozetti, Maria Gadú, entre muitos outros. 

Desde o ano passado, ao aceitar o convite para assumir as funções de diretor artístico e regente titular da Orquestra Sinfônica de Piracicaba, o maestro tem realizado um bem-sucedido trabalho de reestruturação deste que é um dos mais antigos conjuntos sinfônicos do país.



Texto:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337


Homenagem

Notícias relacionadas