PIRACICABA, SÁBADO, 20 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

16 DE SETEMBRO DE 2014

Madalena questiona demora em agendamento de exames


Espera por ultrassonografia e ultrassom transvaginal na rede pública leva meses, dificultando diagnósticos importantes para a saúde da mulher.



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Requerimento de Madalena foi aprovado na reunião ordinária desta segunda-feira



O requerimento 835/2014, de autoria da vereadora Madalena (PSDB), cobra explicações do Executivo sobre a demora no agendamento e na realização dos exames de ultrassonografia e ultrassom transvaginal pela rede pública municipal de saúde. A propositura foi aprovada na reunião ordinária desta segunda-feira (15).

A ultrassonografia é uma técnica de diagnóstico baseada em imagens, que utiliza ultrassom para visualizar músculos e órgãos internos, seu tamanho, estrutura e possíveis patologias ou lesões. O ultrassom transvaginal possibilita a visualização de todo o aparelho reprodutor feminino, útero, ovários e trompas e pode ser usado para diagnosticar miomas, câncer e gravidez. Ambos os exames são importantes para verificar a saúde da mulher.

Segundo relatos de pacientes da rede pública municipal de saúde, a espera para realizar tais exames é longa, dificultando, assim, um diagnóstico e um tratamento adequados, o que pode agravar certos casos.

No requerimento, Madalena quer saber quais são os prazos mínimo e máximo para o agendamento ser feito, o motivo da demora, quais providências estão sendo tomadas para reduzir a espera e o número de ultrassons transvaginais realizados mensalmente em Piracicaba.



Texto:  Juliana Goulart
Supervisão:  Ricardo Vasques - MTB 49.918


Legislativo Madalena

Notícias relacionadas