PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 19 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

05 DE JULHO DE 2013

Luta por um país melhor une 1932 aos dias atuais, avalia historiador


Principal data cívica do calendário paulista, o 9 de julho em 2013 é celebrado em meio a um momento especial da vida política do País. O que liga o momento atual co (...)



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Comunicação (1 de 2) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Comunicação (2 de 2) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Comunicação Salvar imagem em alta resolução


Principal data cívica do calendário paulista, o 9 de julho em 2013 é celebrado em meio a um momento especial da vida política do País. O que liga o momento atual com os 81 anos do levante contra o Estado Novo imposto por Getúlio Vargas é o desejo popular por uma sociedade mais justa, igualitária e fraterna. Se atualmente a rua foi tomada a partir de mobilização nas redes sociais, na década de 30 do século passado o rádio foi o responsável por mobilizar mentes e corações daquela época.

A Câmara de Vereadores de Piracicaba organiza eventos importantes para que a sociedade reflita à luz dos acontecimentos de 1932. Nesta terça-feira, 9, feriado estadual, o evento cívico irá homenagear 25 famílias de ex-combatentes já falecidos, além de receber Iscar Antonio Bressan e Romeu Gomes de Oliveira, que estiveram no levante, para serem homenageados. Diferente de anos anteriores, ao invés da Praça José Bonifácio, a solenidade acontecerá no salão nobre “Helly de Campos Melges” da Câmara de Vereadores de Piracicaba, a partir das 9 horas.

A decisão por levar o evento a um ambiente interno do Legislativo, mantendo a entrada aberta à população e de maneira gratuita, se justifica pela dificuldade de locomoção dos homenageados e, segundo o Departamento Cerimonial, tem o objetivo também de dar maior comodidade aos participantes. A solenidade é de autoria do vereador João Manoel dos Santos (PTB), presidente da Casa de Leis.

Também está montada no hall de exposição do prédio anexo da Câmara de Vereadores de Piracicaba (com entrada pela Rua do Rosário) uma exposição com materiais da época, com curadoria do historiador Fábio Bragança. A mostra conta com instalação de fotos dos ex-revolucionários piracicabanos, cartazes da Revolução de 1932, a participação da Legião Negra, livros com o tema, acervo "Quinzinho", com objetos do ex-revolucionário Joaquim Moreno, bandeiras e flâmulas usadas na Revolução, lista com os nomes dos revolucionários e vídeo sobre o levante.

“Havia insatisfeitos por todo o país (em 1932), mas só os paulistas declararam guerra ao Governo Federal. Até hoje há quem pense que o objetivo do levante era separar o Estado de São Paulo do resto do país. Mas os paulistas diziam que sua luta era pela democratização do país e uma nova constituição”, explica Bragança, sobre o levante que pedia o restabelecimento da Constituição, contra o governo considerado ditatorial de Getúlio Vargas, sediado no Palácio do Catete, no Rio de Janeiro.

“As manifestações dos últimos dias trouxeram cartazes como ‘O Gigante Acordou’, ‘Verás que o filho teu não foge à luta’. Tanto aqueles que saíram às ruas em 1932 e recentemente em 2013 tinham uma luta em comum: a busca de melhorias para o país. A luta dos paulistas em 1932 era pela democratização e uma nova constituição, a luta hoje é mais ampla, trata-se de uma série de descontentamentos”, avalia o historiador da Câmara de Vereadores de Piracicaba.

SERVIÇO - A exposição pode ser vista das 8 às 17 horas, no hall de exposição do prédio anexo da Câmara de Vereadores de Piracicaba, até o final do mês de julho.

Texto: Erich Vallim Vicente MTb 40.337
Fotos: Suelen Faria - Estagiária



Texto:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337


Exposição

Notícias relacionadas