PIRACICABA, SÁBADO, 20 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

27 DE JULHO DE 2017

“Legislativo tem papel fundamental no Aglomerado”, diz Longatto


Vereador participou da oficina de trabalho para desenvolvimento do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI)



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Laura Leite (1 de 3) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Laura Leite (2 de 3) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Laura Leite (3 de 3) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Laura Leite Salvar imagem em alta resolução


O vereador José Aparecido Longatto (PSDB) participou, na manhã desta quinta-feira (27), nos auditórios da Escola de Engenharia de Piracicaba (EEP), da terceira oficina de trabalho para a elaboração do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI). O objetivo é envolver as 26 cidades integrantes do Aglomerado Urbano de Piracicaba (AUP) em políticas públicas regionalizadas, com o objetivo de solucionar problemas amplos. 

“O Legislativo tem papel fundamental no Aglomerado”, disse o vereador, ao destacar que as câmaras municipais dos municípios do AUP oferecem experiências e espaços de debates para definir a atuação do poder público. “Temos atuação na área ambiental e de infra-estrutura urbana, que serão levadas ao âmbito regional”, disse Longatto, ao citar o tratamento de lixo, a necessidade de leitos hospitalares e também a proteção das nascentes e mananciais. 

Parte do chamado Estatuto da Metrópole, lei promulgada em 2015 no País, o PDUI deverá ser elaborado até o final do ano e encaminhado ao Governo do Estado de São Paulo, que remeterá como projeto de lei à Assembléia Legislativa e, assim, definir o planejamento de investimentos em infra-estrutura urbana na região, que envolve cerca de 1,4 milhão de habitantes. 

“Piracicaba tem totais condições de capitanear esse processo”, disse o procurador-geral do município, Milton Sérgio Bissoli. Ele lembra que o prefeito Barjas Negri (PSDB) é o atual presidente do AUP e isso coloca a cidade como “referência” para atuação das outras cidades, que necessitam serviços públicos.

"As cidades menores sempre têm mais dificuldades de resolver os problemas, como saúde, ao mesmo tempo precisamos dimensionar o quanto podemos contribuir para ajudar na infra-estrutura regionalizada”, disse Bissoli.

As oficinas de trabalho são eventos preliminares para a produção do PDUI. Nesta etapa, é focado o mapeamento das atuais estruturas urbanas dos municípios e também quais são as principais deficiências. Além de Piracicaba, já foram realizadas outras duas oficinas, em Capivari (na terça-feira, 25) e Limeira (na quarta-feira, 26). Nesta sexta-feira (27), acontece a quarta oficina em Rio Claro. 

O promotor Ivan Carneiro, membro do Gaema (Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente), lembrou que o Ministério Público (MP) tem atuado com o objetivo de apontar as demandas da população, com o objetivo de cobrar os investimentos necessários do poder público. “A nossa preocupação é garantir que a sociedade civil tenha condições de defender os seus interesses”, disse.

Também participaram das oficinas de trabalho do PDUI o vereador Isac Alves Souza (PTB) e a assessoria da vereadora Nancy Thame (PSDB), assim como o assessor jurídico da Presidência da Câmara de Vereadores, Mauro Rontani.



Texto:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337


Legislativo José Longatto

Notícias relacionadas