PIRACICABA, TERÇA-FEIRA, 23 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

18 DE DEZEMBRO DE 2014

Kawai visita Centro de Reabilitação e Lar Escola


As instituições são comprometidas com o bem estar das crianças e dos adolescentes.



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Kawai visita Centro de Reabilitação e Lar Escola



O vereador Pedro Kawai (PSDB) visitou o Centro de Reabilitação de Piracicaba. Fundada há 48 anos, através da união de famílias de quatro menores portadores de deficiências físicas e mentais, que se uniram para criar a entidade, o espaço conta com equipamentos e técnicas voltadas às necessidades especiais.

Com esta iniciativa, atualmente, o CRP, oferece apoio nas especialidades médicas neuroinfantil, pediatria, ortopedia, odontologia, projeto recém-nascidos de risco, fisioterapia e terapia ocupacional, realizado em grupo ou individual. O Centro de Reabilitação também disponibiliza aos beneficiários alimentação balanceada acompanhada por nutricionista.

O CRP também mantém a Escola de Educação Especial "João Guidotti", centro de educação, composto por professores especializados, auxiliares de classe, psicólogos, assistentes sociais, orientadoras pedagógicas e diretora escolar, que oferece um ensino especializado e individualizado em educação infantil e ensino fundamental.

A Unidade Educacional Profissionalizante (Unep), também mantido pelo CRP, tem como meta ensinar a pessoa com deficiência noções de responsabilidade, hierarquia, respeito e assiduidade, além de gerar o amadurecimento profissional, despertando a motivação, coordenação visomotora, noções de sequência lógica, organização, padrão de qualidade, técnicas básicas de higiene pessoal e limpeza de ambientes, preparando assim a pessoa com deficiência para o mercado de trabalho.

O Centro de Reabilitação Piracicaba é referência entre as entidades filantrópicas mais bem administradas do País, atualmente atende mais de 600 pessoas e tem como presidente Ilário Correr.

Kawai também esteve no Lar Escola, mantido pela AFASMAC (Associação Franciscana de Assistência Social), que atende crianças que necessitam de um local seguro para ficar, durante o período em que seus familiares estão trabalhando.

O Lar Escola é uma instituição sem fins lucrativos e de cunho educativo e protetivo, e também recebe auxílio do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente. “São instituições comprometidas com o bem estar das crianças e dos adolescentes, por isso sempre terá meu apoio. Também é necessário divulgar esse tipo de serviço, para que a população se conscientize e contribua com o Fumdeca”, afirmou Kawai.

O parlamentar lembra que, para ajudar o Centro de Reabilitação de Piracicaba e o Lar Escola, pessoa física pode destinar 6% (empresas: 1%) do seu imposto de renda às instituições com projetos aprovados no Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. “A contribuição ajuda a promover educação, saúde, recreação, esporte, cultura, lazer e profissionalização para milhares de crianças e adolescentes carentes do município”, lembra Kawai.

O Fumdeca é um recurso criado para promover ações que garantam os direitos previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Ele é administrado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), que direciona as verbas para as instituições beneficiadas.

Para ajudar a contribuição deve ser destinada para a conta bancária do Fumdeca, podendo ter um projeto específico de uma das entidades cadastradas ou para o Fundo Geral (neste caso, o CMDCA destinará há algum dos projetos após o término do período de captação).

Para destinar, gere o boleto bancário no site: http://www.cmdca.piracicaba.sp.gov.br ou deposite na conta Banco do Brasil, agência 6516-1 conta corrente 8886-2. Depois, a pessoa deve entrar em contato com o CMDCA para obter seu recibo, validando sua destinação. O objetivo é arrecadar R$ 5 milhões, que serão repassados para projetos sociais de Piracicaba em 2015.



Texto:  Assessoria parlamentar
Supervisão:  Martim Vieira - MTB 21.939


Cidadania Pedro Kawai

Notícias relacionadas