PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 25 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

12 DE NOVEMBRO DE 2019

Kawai reforça campanha de conscientização contra o câncer de próstata


Vereador falou, na tribuna, sobre importância da campanha Novembro Azul.



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Vereador ocupou a tribuna da 66ª reunião ordinária






O vereador Pedro Kawai (PSDB) reforçou a importância da realização de exames periódicos de prevenção a doenças, principalmente o câncer de próstata e a diabetes, durante sua fala na tribuna na 66ª reunião ordinária, nesta segunda-feira (11).

De acordo com o vereador, é baixa a procura de consultas por parte de homens, que são afetados pelo câncer de próstata, doença que atinge 42 brasileiros por dia e é o segundo tipo de câncer que mais mata no país.

Segundo o parlamentar, a falta de envolvimento dos homens com questões relacionadas à saúde foi observada na análise do número de atendimentos feitos pelo projeto "Estação do Idoso", realizado na Estação da Paulista, em que, a cada 10 atendimentos, 9 foram procurados por mulheres.

Pedro Kawai também falou sobre o evento "Um olhar azul para a vida", organizado pelo grupo Amigos da Diabetes, em parceria com a Prefeitura e com o apoio de seu gabinete. O evento, que ocorreu na praça José Bonifácio, no Centro, no último sábado (9), promoveu o atendimento de cerca de 250 homens por meio da orientação de profissionais da área e da realização de exames preventivos.

"No ano passado nós motivamos 170 homens e, neste ano, pulamos para 250, graças ao empenho desse pessoal. Foram mais de 120 voluntários trabalhando para que esse evento acontecesse", enfatizou o vereador, que observou que, além da prevenção, a realização de exames e a descoberta da doença em seu início evitam gastos na saúde e desgastes do paciente.

O parlamentar lembrou que a campanha também aborda a conscientização sobre a diabetes, que atinge 13 milhões de pessoas, quase 7% da população do Brasil, e que pode provocar problemas cardíacos e até levar o paciente ao óbito. Pedro Kawai comentou que, durante o evento "Um olhar azul para a vida", teve contato com "muitos diabéticos que não estavam cientes dos cuidados que devem ser tomados".

Para prevenção da diabetes, o vereador defendeu a prática de exercícios físicos, a alimentação regrada, a leitura e a realização de pausas durante o dia para ações de cuidado com o corpo, as quais, destacou, "evitam o estresse e previnem a ocorrência de doenças".



Texto:  Larissa Souza
Revisão:  Ricardo Vasques - MTB 49.918
Imagens de TV:  TV Câmara


Legislativo Pedro Kawai

Notícias relacionadas